Início / Fale Conosco / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

O que é água de reúso?

A água de reúso é obtida através do tratamento avançado dos esgotos gerados pelos imóveis conectados à rede coletora de esgotos. Pode ser utilizada em processos que não requerem água que seja potável, mas sanitariamente segura, gerando a redução de custos e garantindo o uso racional da água.



Os dados cadastrais da minha conta estão incorretos, como faço para corrigí-los?

Veja mais informações no Guia de Serviços da Agência virtual

 



A quanto equivale 1m³ de consumo de água?

Um metro cúbico equivale a 1.000(mil) litros de água.



Como podemos definir a pegada hídrica?

A pegada hídrica ou pegada de água é um conceito criado em 2002 pelo Prof. Hoekstra na época no Inst. De estudos da Água da Unesco (hoje na Univ. de Twente nos Países Baixos), com apoio do Prof. Chapagain, visando estimar o consumo de água doce em produtos e serviços, considerando o uso direto no processo de produção e o indireto nas várias etapas da cadeia de suprimentos. O método permite que as empresas, comunidades, países e até indivíduos calculem o quanto de água consomem em determinadas atividades a partir dos dados de consumo de produtos e serviços. Isto pode ser útil na tomada de decisões e para embasar o esforço pelo uso inteligente de um recurso escasso, ameaçado pela poluição, desmatamento e aquecimento global. A partir do trabalho da Universidade. de Twente foi criada uma organização para divulgar e explora esta ferramenta

Registre-se que o conceito vem na esteira dos similares: pegada de carbono que apura quanto um item gera de gases de efeito estufa e pegada ambiental, que levanta quanto de área de solo se ocupa numa atividade ou um bem requer para ser fabricado (por exemplo m2 de solo por kg de milho). Ou seja, no fundo estas formas de abordar não são essencialmente novas mas constituem formas instigantes de se refletir sobre os consumos complementando indicadores de performance mais tradicionais como os consumos específicos utilizados há muitos anos no setor industrial (Ex: litros de água por TV, por geladeira, por carro etc.).

 www.waterfootprint.org é a melhor referência para quem quer se aprofundar no tema.
 



O que é o PROL?

É um programa que tem por objetivo incentivar a reciclagem e aproveitamento do óleo de cozinha



A Sabesp recomenda o uso doméstico dos trituradores alimentos em pias de cozinha? Por que?

Os trituradores não são recomendados por não serem ambientalmente adequados, pelas seguintes razões:

1) podem contribuir para maior poluição dos corpos d' água, ao aumentar muito a carga orgânica nos lançamentos de esgotos não tratados, como é o caso de boa parte dos municípios do país, onde não há tratamento. Mesmo  nas áreas em que há coleta e tratamento não faz sentido gastar energia elétrica em bombeamento e nas estações de tratamento com uma carga orgânica que deve seguir para compostagem ou aterro. Registre-se que o próprio triturador é mais uma fonte de consumo de energia doméstica;

2) podem ocasionar problemas de obstrução na rede de esgotos, pois formam uma massa mais consistente que pode ficar mais rígida ou se agregar a lixo indevidamente lançado nas privadas como: pontas de cigarro, lâminas de barbear, hastes flexíveis, fio dental, preservativos, absorventes, fraldas descartáveis, panos e esponjas de limpeza dentre outros. Este lixo tende a ser aglutinado pelo óleo de fritura, que ao se solidificar cria um bloco que prejudica ainda mais o fluxo de esgoto. Por isto a Sabesp promove respectivamente a campanha "Privada não é Lixeira!" e o PROL - projeto de fomento à reciclagem de óleo de fritura;

3) as cascas de frutas e verduras, borra de café e outras sobras de alimentos não devem ser lançadas na rede de esgoto também por serem compostáveis. Há no mercado mini-composteiras, algumas usando minhocas, que podem ser deixadas no quintal ou área de serviço, que produzem composto para uso em jardins e vasos de plantas., sem gerar mau cheiro ou atrair insetos ou ratos;

4) alguns aterros no país, como em São Paulo e no Rio, produzem energia a partir do gás gerado. Portanto direcionar material orgânico como sobra de alimentos para o lixo, contribui para esta forma de energia alternativa com redução das emissões de gases de efeito estufa. Há ainda estudos para se instalar usinas para recuperação energética a partir da queima do lixo, produzindo eletricidade e vapor e também nesta perspectiva não é adequado usar a rede de esgoto como destinação para tais resíduos;

5) um triturador significa mais uma fonte doméstica de consumo de energia, algo indesejável em tempos de aquecimento global.
 



Qual a estimativa de poluição das águas causada por uma pilha comum?

Isto depende do tamanho da pilha e do metal considerado na avaliação. As pilhas contém metais pesados como zinco manganês e mercúrio.
A poluição é objeto de regulamentação legal e que leva em conta a qualidade do corpo d'água, por sua vez associada à classe de uso.
Uma pilha AAA poderia gerar a contaminação de mais de 7500 litros de água, considerando como premissas os limites para presença de mercúrio da resolução Conama 257/99 e os padrões de qualidade p/ corpos d' água classe 1 - águas doces do art. 34 da resolução Conama 357/05.
Ou seja, trata-se apenas de algo indicativo. O que se aponta é que se o conteúdo máximo de mercúrio permitido pela legislação numa pilha AAA, fosse integralmente dissolvido em água no corpo d' água da classe de melhor qualidade se ultrapssaria o limite para concentração deste metal altamente tóxico num volume a partir de 7500 litros.



Quais são os números de consumo do brasileiro?

O brasileiro tem cerca de 5% da sua pegada em casa, com consumo de água na cozinha e no banheiro, e 95% estão relacionados com o que compra no supermercado, especialmente com produtos agrícolas. Outro dado importante é que 8% da pegada do brasileiro estão fora do País, um índice muito pequeno se comparado aos 85% da Holanda.



Quais são os produtos que acabam consumindo mais água no processo de produção?

São os bens industriais que tem processo úmido ou os cultivos que dependem de mais água.

 



O papel higiênico pode ser jogado no vaso sanitário?

O papel higiênico pode ser jogado na privada, quando não houver problemas com entupimento na rede interna, o que ocorre somente em redes domiciliares antigas e com traçado com muitas curvas. Em geral, em prédios, devido à maior pressão da água e os desníveis elevados não há obstruções por este resíduo.
Cabe registro que esta disposição na privada vai ao encontro de recomendação das Vigilâncias Sanitárias no sentido de se evitar a manipulação de papel sujo com fezes, um resíduo contaminado microbiologicamente.
Nos coletores tronco da rede pública (diâmetro é superior a 300mm) não há registro de casos de obstrução atribuível ao papel higiênico, que rapidamente se  desagrega com o fluxo de água. Nesse caso, as obstruções estão associadas a resíduos como cabelos, fibras/pelos, fio dental, lixo plástico, preservativos, absorventes higiênicos, hastes flexíveis, aparelhos de barbear descartáveis, pontas de cigarro, brinquedos etc., que deveriam seguir para o lixo ou para reciclagem.



Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias