Início / Fale Conosco / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Como obter a segunda via da minha conta de água?

 A segunda via pode ser solicitada através dos seguintes canais de atendimento:

Agência Virtual: com opção de impressão imediata (gratuita) ou entrega via Correios (a emissão será cobrada).

Atendimento telefônico: a conta será enviada pelos Correios (a emissão será cobrada).

Agências da Sabesp: com opção de impressão (gratuita) nos totens de auto-atendimento ou impressão no atendimento presencial (a emissão será cobrada).

Atendimento a Grandes Consumidores:  a conta será enviada via fax (a emissão será cobrada) ou pela Agência Virtual opção de impressão imediata (gratuita).



Onde posso pagar as contas de água da Sabesp?

 Você pode colocar sua conta de água e/ou esgotos em débito automático (formulário), pagá-las na rede bancária conveniada, em casas lotéricas ou estabelecimentos conveniados. Clique aqui para ver a lista de bancos conveniados.



Minha conta de água venceu. Posso pagá-la normalmente?

Sua conta poderá ser paga a qualquer tempo, independentemente da data de vencimento. Porém, se for uma conta referente à parcela de acordo, ela só poderá ser paga até a data do vencimento.

Para mais informações entre em contato com a Sabesp pelos canais de atendimento abaixo:
 

bullet Atendimento telefônico

bullet Agências da Sabesp

bullet Atendimento a Grandes Consumidores



Por que quando pago a minha conta de água atrasada a Sabesp não recebe a informação de imediato?

Isso acontece porque os agentes arrecadadores têm de 2 a 5 dias úteis para comunicar os pagamentos recebidos à Sabesp.



Paguei minha conta de água com atraso, como faço para evitar o corte/supressão ou solicitar o restabelecimento da minha ligação de água?

Para evitar o corte/supressão no caso de atrasos de pagamento ou para solicitar o restabelecimento/religação, orientamos que o pagamento seja comunicado, via atendimento telefônico, imediatamente à Sabesp. Para tanto, serão necessárias as seguintes informações:

marcador Código do banco onde foi efetuado o pagamento;
marcador Data de pagamento;
marcador Autenticação bancária constante no documento de pagamento;



Como devo proceder em caso de ter efetuado o pagamento da conta mensal em duplicidade?

A Sabesp realiza a devolução de valores pagos em duplicidade, automaticamente, não sendo necessária sua solicitação. O crédito é efetuado em futura conta de serviços de água e/ou esgotos.

Porém, se optar por devolução em cheque, crédito em conta corrente ou restituição em dinheiro é necessário verificar junto ao atendimento telefônico, se há tempo hábil para que a devolução seja feita da forma escolhida.

Havendo tempo hábil, compareça à agência de atendimento que consta em sua conta, tendo em mãos:
• Os comprovantes originais dos pagamentos efetuados em duplicidade ou

• Recibo com autenticação bancária e extrato bancário (no caso de débito automático) com no mínimo 30 dias de movimentação da conta após a efetivação do débito

• Pessoa física: RG e CPF ou Carteira Profissional

• Pessoa jurídica e Condomínios: CNPJ, RG e CPF do representante

Para pagamentos em duplicidade anteriores a agosto/2010, solicitamos seu comparecimento à agência de atendimento que consta em sua conta apresentando os comprovantes e documentos mencionados acima. 



Posso alterar o endereço de entrega da minha conta de água?

Para alterar o dia de vencimento, entre em contato utilizando um dos canais de atendimento abaixo e tenha em mãos uma conta de água e/ou esgotos ou o nº do RGI que consta em sua conta e um documento pessoal (RG ou CPF).


Atendimento telefônico

Agências da Sabesp

Atendimento a Grandes Consumidores
 



Posso mudar o endereço da minha conta?

Para alterar o endereço de entrega da conta de água e/ou esgotos, entre em contato utilizando um dos canais de atendimento abaixo e tenha em mãos uma conta de água e/ou esgotos ou o nº do RGI que consta em sua conta e um documento pessoal (RG ou CPF).


Atendimento telefônico

Agências da Sabesp

Atendimento a Grandes Consumidores



Minhas contas de água estão pagas, mas cortaram minha água. O que devo fazer?

Entre em contato com a Sabesp pelos canais de atendimento abaixo:


Atendimento telefônico

Agências da Sabesp

Atendimento a Grandes Consumidores



Como saber se eu tenho contas de água em atraso?

Consulte nos seguintes canais de atendimento:

Agência Virtual: Aqui você pode consultar seus débitos, solicitar envio de 2ª via de conta pelos Correios, imprimir 2ª via de conta e fazer pagamento eletrônico.

Atendimento telefônico

Agências da Sabesp


 



O valor da minha conta de água aumentou muito. Por que isso aconteceu?

Existem algumas situações que podem elevar o valor de uma conta. Verifique se ocorreu alguma delas em seu imóvel:

a) Vazamento de água visível ou não visível;

b) Uso da água para construção ou reforma;

c) Aumento do número de pessoas no imóvel no período medido;

d) Ceder água para terceiros;

e) Cobrança de execução de serviços de meses anteriores;

f) Lavagem de fachadas de imóveis ou de garagens;

g) Troca de água de piscina.


Se não ocorreu nenhuma dessas situações, para mais esclarecimentos, entre em contato:

Atendimento telefônico

Agências da Sabesp



Como é calculado o valor da conta?

1- A sua conta pode conter valores referentes à:


marcador Água
marcador Esgotos
marcador Esgoto não doméstico
marcador Multa 
marcador Acréscimo
marcador Atualização Monetária
marcador Juros de Mora
marcador Serviços

2- As tarifas de serviços de água e esgotos serão calculadas, de acordo com a Região onde está o imóvel, obedecendo-se os seguintes critérios:

marcador Categorias de uso 
marcador Condições sócio-econômicas dos usuários residenciais
marcador Faixas de consumo
marcador Número de Economias (unidades consumidoras)
marcador Características de demanda e consumo


3- O consumo da conta mensal é distribuído nas seguintes faixas de consumo:

 0 a 10 m³
 11 a 20 m³
 21 a 30 m³
 31 a 50 m³
 Acima de 50 m³

Por exemplo, para um consumo de 22 m³, na categoria residencial normal, na Região Metropolitana de São Paulo, a cobrança será calculada da seguinte forma:

Faixas de
consumo

Valor cobrado
 em m³

m³ cobrados/
faixa

Valor água

Valor esgoto

Total

 0 a 10  R$ 1,00*  10 (tarifa
mínima)
 R$ 10,00  R$ 10,00  R$ 20,00
 11 a 20  R$ 2,00*  10  R$ 20,00  R$ 20,00  R$ 40,00
 21 a 50  R$ 3,00*  2  R$ 6,00  R$ 6,00  R$ 12,00
 Acima de 50  R$ 4,00*  0 0  0
     Total  geral da  conta  R$ 72,00

 * Os valores da tabela acima são ilustrativos e foram utilizados apenas para demonstração

Observação: O serviço de esgotos é cobrado aplicando-se o percentual de 80 ou 100%, dependendo da região, proporcionalmente ao valor da água.



Como colocar a conta em débito automático?

 
Você pode:

  • Acessar nossa Agência Virtual, preencher e imprimir o formulário para débito automático, e entregar ao banco no qual possui conta bancária ou;
  • Ir direto ao banco, solicitar, preencher e entregar o formulário de autorização de pagamento da conta de água e/ou esgotos em débito automático.


Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias