Início / Fale Conosco / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Como obter a segunda via da minha conta de água?

 A segunda via pode ser solicitada através dos seguintes canais de atendimento:

Agência Virtual: com opção de impressão imediata (gratuita) ou entrega via Correios (a emissão será cobrada).

Atendimento telefônico: a conta será enviada pelos Correios (a emissão será cobrada).

Agências da Sabesp: com opção de impressão (gratuita) nos totens de auto-atendimento ou impressão no atendimento presencial (a emissão será cobrada).

Atendimento a Grandes Consumidores:  a conta será enviada via fax (a emissão será cobrada) ou pela Agência Virtual opção de impressão imediata (gratuita).



Como é feito o cálculo da nova média do bônus?

Em fevereiro de 2014 a Sabesp adotou o programa de bônus, como uma das ações para enfrentar a maior crise hídrica dos últimos 84 anos. O período mais crítico da crise foi superado e hoje os sistemas de abastecimento estão num importante processo de recuperação. Para manter o incentivo a economia de água a Sabesp estendeu o Programa de Bônus até o final de 2016, ajustando a meta para a concessão do desconto na conta.

A nova meta consiste na adoção, para cada cliente, de um novo consumo médio de referência. Até então, esse indicador correspondia à média de consumo no período entre fevereiro/2013 e janeiro/2014, a nova meta, para efeito de aplicação de bônus, será calculada a partir da multiplicação da média de consumo do período entre fevereiro/2013 e janeiro/2014 por 0,78.


Esse fator de atualização (0,78) refere-se ao resultado da divisão entre o consumo total da população atendida pela Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo no período recente (outubro/2014 a setembro/2015) e o correspondente consumo no período inicial (fevereiro/2013 a janeiro/2014) do programa de bônus.

Lembramos que para a aplicação da tarifa de contingência permanece a média de consumo do período entre fevereiro/2013 e janeiro/2014.

As demais condições e regras do programa serão mantidas, inclusive o escalonamento das faixas de bonificação de 10%, 20% e 30%. Isto é, quem reduz o consumo em 20% ou mais recebe desconto de 30%, entre 15% e 20% o desconto é de 20%, e entre 10% e 15% a redução chega a 10% na conta.



Onde posso pagar as contas de água da Sabesp?

 Você pode colocar sua conta de água e/ou esgotos em débito automático (formulário), pagá-las na rede bancária conveniada, em casas lotéricas ou estabelecimentos conveniados. Clique aqui para ver a lista de bancos conveniados.



Minha conta de água venceu. Posso pagá-la normalmente?

Sua conta poderá ser paga a qualquer tempo, independentemente da data de vencimento. Porém, se for uma conta referente à parcela de acordo, ela só poderá ser paga até a data do vencimento.

Para mais informações entre em contato com a Sabesp pelos canais de atendimento abaixo:
 

bullet Atendimento telefônico

bullet Agências da Sabesp

bullet Atendimento a Grandes Consumidores



Por que quando pago a minha conta de água atrasada a Sabesp não recebe a informação de imediato?

Isso acontece porque os agentes arrecadadores têm de 2 a 5 dias úteis para comunicar os pagamentos recebidos à Sabesp.



Paguei minha conta de água com atraso, como faço para evitar o corte/supressão ou solicitar o restabelecimento da minha ligação de água?

Para evitar o corte/supressão no caso de atrasos de pagamento ou para solicitar o restabelecimento/religação, orientamos que o pagamento seja comunicado, via atendimento telefônico, imediatamente à Sabesp. Para tanto, serão necessárias as seguintes informações:

marcador Código do banco onde foi efetuado o pagamento;
marcador Data de pagamento;
marcador Autenticação bancária constante no documento de pagamento;



Como devo proceder em caso de ter efetuado o pagamento da conta mensal em duplicidade?

A Sabesp realiza a devolução de valores pagos em duplicidade, automaticamente, não sendo necessária sua solicitação. O crédito é efetuado em futura conta de serviços de água e/ou esgotos.

Porém, se optar por devolução em cheque, crédito em conta corrente ou restituição em dinheiro é necessário verificar junto ao atendimento telefônico, se há tempo hábil para que a devolução seja feita da forma escolhida.

Havendo tempo hábil, compareça à agência de atendimento que consta em sua conta, tendo em mãos:
• Os comprovantes originais dos pagamentos efetuados em duplicidade ou

• Recibo com autenticação bancária e extrato bancário (no caso de débito automático) com no mínimo 30 dias de movimentação da conta após a efetivação do débito

• Pessoa física: RG e CPF ou Carteira Profissional

• Pessoa jurídica e Condomínios: CNPJ, RG e CPF do representante

Para pagamentos em duplicidade anteriores a agosto/2010, solicitamos seu comparecimento à agência de atendimento que consta em sua conta apresentando os comprovantes e documentos mencionados acima. 



Posso alterar o endereço de entrega da minha conta de água?

Para alterar o dia de vencimento, entre em contato utilizando um dos canais de atendimento abaixo e tenha em mãos uma conta de água e/ou esgotos ou o nº do RGI que consta em sua conta e um documento pessoal (RG ou CPF).


Atendimento telefônico

Agências da Sabesp

Atendimento a Grandes Consumidores
 



Posso mudar o endereço da minha conta?

Para alterar o endereço de entrega da conta de água e/ou esgotos, entre em contato utilizando um dos canais de atendimento abaixo e tenha em mãos uma conta de água e/ou esgotos ou o nº do RGI que consta em sua conta e um documento pessoal (RG ou CPF).


Atendimento telefônico

Agências da Sabesp

Atendimento a Grandes Consumidores



Minhas contas de água estão pagas, mas cortaram minha água. O que devo fazer?

Entre em contato com a Sabesp pelos canais de atendimento abaixo:


Atendimento telefônico

Agências da Sabesp

Atendimento a Grandes Consumidores



Como saber se eu tenho contas de água em atraso?

Consulte nos seguintes canais de atendimento:

Agência Virtual: Aqui você pode consultar seus débitos, solicitar envio de 2ª via de conta pelos Correios, imprimir 2ª via de conta e fazer pagamento eletrônico.

Atendimento telefônico

Agências da Sabesp


 



O valor da minha conta de água aumentou muito. Por que isso aconteceu?

Existem algumas situações que podem elevar o valor de uma conta. Verifique se ocorreu alguma delas em seu imóvel:

a) Vazamento de água visível ou não visível;

b) Uso da água para construção ou reforma;

c) Aumento do número de pessoas no imóvel no período medido;

d) Ceder água para terceiros;

e) Cobrança de execução de serviços de meses anteriores;

f) Lavagem de fachadas de imóveis ou de garagens;

g) Troca de água de piscina.


Se não ocorreu nenhuma dessas situações, para mais esclarecimentos, entre em contato:

Atendimento telefônico

Agências da Sabesp



Como é calculado o valor da conta?

1- A sua conta pode conter valores referentes à:


marcador Água
marcador Esgotos
marcador Esgoto não doméstico
marcador Multa 
marcador Acréscimo
marcador Atualização Monetária
marcador Juros de Mora
marcador Serviços

2- As tarifas de serviços de água e esgotos serão calculadas, de acordo com a Região onde está o imóvel, obedecendo-se os seguintes critérios:

marcador Categorias de uso 
marcador Condições sócio-econômicas dos usuários residenciais
marcador Faixas de consumo
marcador Número de Economias (unidades consumidoras)
marcador Características de demanda e consumo


3- O consumo da conta mensal é distribuído nas seguintes faixas de consumo:

 0 a 10 m³
 11 a 20 m³
 21 a 30 m³
 31 a 50 m³
 Acima de 50 m³

Por exemplo, para um consumo de 22 m³, na categoria residencial normal, na Região Metropolitana de São Paulo, a cobrança será calculada da seguinte forma:

Faixas de
consumo

Valor cobrado
 em m³

m³ cobrados/
faixa

Valor água

Valor esgoto

Total

 0 a 10  R$ 1,00*  10 (tarifa
mínima)
 R$ 10,00  R$ 10,00  R$ 20,00
 11 a 20  R$ 2,00*  10  R$ 20,00  R$ 20,00  R$ 40,00
 21 a 50  R$ 3,00*  2  R$ 6,00  R$ 6,00  R$ 12,00
 Acima de 50  R$ 4,00*  0 0  0
     Total  geral da  conta  R$ 72,00

 * Os valores da tabela acima são ilustrativos e foram utilizados apenas para demonstração

 



Como colocar a conta em débito automático?

 
Você pode:

  • Acessar nossa Agência Virtual, preencher e imprimir o formulário para débito automático, e entregar ao banco no qual possui conta bancária ou;
  • Ir direto ao banco, solicitar, preencher e entregar o formulário de autorização de pagamento da conta de água e/ou esgotos em débito automático.


Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias