Início / Agência de Notícias

Notícias

Ecomobilização tira lixo de córregos na Zona Norte de São Paulo

 27/04/2012 às 09:00

Na manhã de hoje, 26 de abril, a Sabesp realizou a 19ª Ecomobilização, ação que visa conservar o entorno de córregos já despoluídos pelo Programa Córrego Limpo, com o envolvimento da população. O evento é uma parceria pela Sabesp, Subprefeituras e Fundação SOS Mata Atlântica.

Mais de mil pessoas entre colaboradores, comunidade, lideranças comunitárias, ONGs locais e alunos se reuniram na escola estadual Dr. Alberto Cardoso de Mello para a maior edição de todas as ecomobilizações. O grupo formou um grande mutirão de coleta de lixo ao longo das margens dos córregos Ipesp, Ribeirão Tremembé e nas ruas próximas.

O superintendente regional da norte José Julio Fernandes, da Unidade de Negócio Norte, abriu as atividades dizendo aos alunos que eles são os guardiões dos corpos d’água já despoluídos: “A região do Tucuruvi é privilegiada por já ter os córregos despoluídos. Precisamos de vocês para mantê-los com vida. Ações como essa são o primeiro passo para conquistarmos desafios maiores como a despoluição do Rio Tietê, afinal o como podemos despoluir o rio se não cuidamos dos córregos que deságuam nele? Tirar o esgoto é fácil, difícil mesmo é tirar o lixo”, afirmou.

O assessor de Meio Ambiente da Presidência, Marcelo Morgado, destacou as ações do Programa Córrego Limpo, que já despoluiu 27 córregos da Zona Norte e ressaltou a importância da preservação da vegetação do entorno: “Água não nasce em árvores, mas sem árvores não há água”, declarou.

Antes do mutirão, as crianças aproveitavam diversas atividades como pintura facial e jogos de tabuleiro sobre conscientização ambiental. Enquanto isso, os alunos e voluntários participaram de um aquecimento, conduzido pelo colaborador da ER Santana, Rodrigo Dantas Moriglia.

Formadas as equipes, os grupos se dividiram ao longo dos córregos para iniciar os trabalhos. Muito plástico, garrafas PET, papéis e até uma carcaça de moto foram retirados das águas.

Péricles Roberto Tarquini (MNT) foi um dos colaboradores que acompanharam os grupos: “É uma ação muito gratificante. Minha atividade na empresa não propicia o contato com a comunidade, então é muito bom chegar aqui e ver a nossa reputação e a aceitação da população. Além disso, é uma honra trabalhar com a conscientização dos jovens, pois eles são, a longo prazo, os maiores beneficiados com as ações de sustentabilidade”.

A diretora da escola, Cecília Regina Bigatão, afirmou que a Ecomobilização é mais uma atividade de conscientização dos alunos: “Sustentabilidade não é apenas uma palavra, é atitude! Por isso sempre procuramos oferecer essa vivência aos alunos. O estudante Thales Cruz (16) concorda: “É muito bom participar de um evento como esse e relembrar a nossa responsabilidade com o meio ambiente” disse.

Para comemorar o resultado do trabalho, a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi fez uma apresentação com direito a passista, bateria, mestre-sala e porta-bandeira.

Ao final do evento, três bicicletas, doadas pela Associação Sabesp e Grêmio Mirante, foram sorteadas entre os alunos.

Um grupo de colaboradores se uniu a outros voluntários e a Prefeitura para realizar o plantio simbólico de algumas mudas no entorno do córrego. A primeira árvore foi plantada pelas mãos do Sr. José Joaquim Agueda, o voluntário mais velho de todas as edições da Ecomobilização, com 94 anos.

O jornal SPTV, da TV Globo, fez a cobertura do evento: Confira a matéria neste link: http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-1a-edicao/t/edicoes/v/moradores-do-tucuruvi-se-mobilizam-em-favor-do-meio-ambiente/1920920

Este conteúdo te ajudou?
2 0
Compartilhe Imprima


Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias