Início / Releases

Releases

Sabesp entrega obra que liga adutoras e reduz uso de água do Sistema Cantareira

  02/06/2015

A Sabesp concluiu no sábado passado (30 de maio) mais uma obra que reduz o uso da água do Sistema Cantareira. A companhia executou nova ligação entre duas adutoras na Vila Ema, zona leste de São Paulo, ampliando o transporte de água pelo aqueduto do Sistema Rio Claro, uma tubulação de 80 km de extensão que parte de Salesópolis. A conexão passa a transferir água para uma adutora de aço que segue até a Mooca.

 
Com a obra, agora são enviados mais 500 litros de água por segundo do Sistema Rio Claro (volume é suficiente para abastecer cerca de 200 mil pessoas) para bairros como Mooca, São Mateus, Vila Formosa, Vila Alpina e Sapopemba – que antes eram atendidos principalmente pelo Cantareira. 

O sistema produtor mais atingido pela seca, o Cantareira passa a abastecer aproximadamente 5,2 milhões. No período anterior à crise, ele atendia cerca de 8,8 milhões de clientes. Já o Sistema Rio Claro passa a ser responsável pelo atendimento de 1,7 milhão de pessoas.

Até 2013, o Sistema Cantareira fornecia cerca de 80% da água consumida nos bairros citados, enquanto os 20% restantes vinham do Sistema Rio Claro. Obras executadas pela Sabesp desde o ano passado já haviam feito com que o Cantareira atendesse menos a região da Mooca, Vila Formosa, Vila Alpina e Sapopemba. A nova ligação concluída no último sábado faz com que 80% do fornecimento para esses bairros seja do Rio Claro, com os 20% restantes provenientes do Cantareira. A contribuição de cada sistema pode variar de acordo com a demanda e a disponibilidade, por meio de ajustes realizados pela Sabesp de forma rápida e ágil.

O aqueduto do Sistema Rio Claro, que parte de Salesópolis, é uma tubulação de concreto de 2,7 metros de altura e 80 km de extensão. Atravessa a zona leste da cidade de São Paulo. Confira no link abaixo um vídeo para entender melhor a obra: https://www.youtube.com/watch?v=Tk3BMydNnR8&feature=youtu.be.
Este conteúdo te ajudou?
0 1
Compartilhe Imprima



Imagens da Sabesp

Buscar em Releases


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.