Início / Imprensa / Coleta e Tratamento de Esgoto

Coleta e Tratamento de Esgoto

Após a utilização da água nas residências seja pela limpeza de roupas, utensílios domésticos, banhos ou descargas, há a formação dos esgotos que também podem se originar da atividade comercial ou industrial.

Estes resíduos podem contaminar o meio ambiente e provocar doenças. Por isso, existe o trabalho da Sabesp para coleta, afastamento e tratamento dos esgotos em instalações devidamente preparadas para este fim.

As residências devem estar conectadas às redes oficiais existentes para lançar os esgotos nos coletores - tronco, encaminhá-los aos interceptores e, por fim, às estações de tratamento de esgotos.

No início do processo, há um gradeamento para retirar o lixo e os resíduos mais pesados. Depois disso, a areia é retirada e os esgotos vão para os decantadores primários. A parte mais pesada vai para o fundo, formando o lodo. A parte líquida recebe injeção de ar e segue para os decantadores secundários sem 90% das impurezas. A água formada não é própria para beber, mas pode ser devolvida aos rios ou utilizada na limpeza de ruas, rega de jardins ou processos industriais: a chamada água de reuso.

Já a parte sólida (lodo) segue para os digestores, sendo transformado em placas que são encaminhadas aos aterros sanitários. Em algumas regiões, como Franca, este material pode ser utilizado como adubo em plantações agrícolas.

Na Região Metropolitana de São Paulo existem 5 grandes estações de tratamento de esgotos: Parque Novo Mundo, São Miguel, Barueri, Suzano e ABC. Elas compõem o sistema principal de tratamento, mas existem também sistemas isolados com pequenas unidades ou lagoas de tratamento que são muito utilizadas em cidades ou distritos menores.

No caso das lagoas de tratamento o processo é mais natural e consiste na decantação dos esgotos e utilização de outros processos para melhorar a eficiência e a qualidade da água final.
 

Imagens da Sabesp

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.