Notícias

Sabesp e Prefeitura de Monte Mor são parceiras em Projeto Educação para o Saneamento

 02/09/2011 às 12:00

Para conscientizar as crianças sobre o uso correto da rede coletora de esgoto, a Sabesp, em parceria com a Prefeitura de Monte Mor, realiza apresentações de peça teatral em 11 escolas municipais a partir do dia 02. Este programa faz parte do Projeto Educação para o Saneamento.

De forma divertida e lúdica, a história será contada para crianças com idades entre seis e 11 anos por dois ratinhos, interpretados por atores profissionais. Fred e Tal – nomes dos personagens- sonham em ter sucesso como músicos fora das extensões do esgoto. Caso os artistas ganhem o mundo com a música terão de deixar os brinquedos que encontram no esgoto. Estes objetos de estimação são simplesmente jogados pelos vasos sanitários como se fossem lixo.

O projeto Educação para o Saneamento está sendo desenvolvido de forma piloto em Monte Mor e coincide com a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município. O programa auxiliará as crianças a entenderem melhor o funcionamento e a importância do esgotamento sanitário. Pela primeira vez o tema é abordado com os pequenos e a intenção é que sejam multiplicadores do conceito de que o vaso sanitário não pode ser usado como lata de lixo.

Até 2013 serão investidos mais de R$ 40 milhões em Monte Mor com a execução de obras no sistema de esgotamento sanitário. A expectativa da Sabesp é que Monte Mor tenha 100% do esgoto coletado e tratado até 2013. A coleta e o tratamento dos resíduos produzidos são importantes não somente para a preservação do meio ambiente, mas também para o desenvolvimento da cidade e para a saúde da população.

Em casos de obstrução da rede coletora de esgoto, é comum técnicos da Sabesp encontrarem na maioria dos casos brinquedos e outros objetos jogados pelas crianças. Com o entupimento da rede, o esgoto não tem passagem e acaba retornando às casas. A rede de esgotos não é dimensionada para receber objetos de nenhuma espécie, nem ao menos um pedaço de papel. O mau uso da rede de esgotos pode provocar, entre outros problemas, danos à saúde.

Nas cidades operadas pela Sabesp – Paulínia, Hortolândia, Itatiba e Monte Mor – na Região Metropolitana de Campinas (RMC) são removidos cerca de 12 toneladas de lixos por mês. Esse valor representa 83,7% de todo o volume retirado nas Estações de Tratamento de Tratamento da Unidade de Negócio Capivari/ Jundiaí que atua em 12 cidades da região.

A primeira escola a receber a peça teatral será a Coronel Domingos Ferreira, no dia 02, às 10 horas. À tarde, às 13h20 haverá outra apresentação na mesma escola para as turmas no período diurno. No dia 06 as escolas Professora Lázaro Gonçalves Teixeira, Leopoldo Paviotti e Professora Terezinha do M. J. Calil terão as apresentações no período da manhã e a tarde.Ao final, participarão do projeto as cerca de 7,5 mil crianças que frequentam as escolas da rede pública municipal. As apresentações vão até o dia 20.

Dia 06
8 horas - E.M. “Prof. Lázaro Gonçalves Teixeira”
Endereço: Avenida Jânio Quadros, 1533 - Centro  

10 horas - E.M. “Leopoldo Paviotti” 
Endereço: Rua Prof. José F. Baccan, 610 – Jardim São Domingos

11 horas - E.M. “Profª Terezinha do M. J. Calil  
Endereço: Rua  Anardino José Machado,150  - Jardim Paviotti 

13h20 - E.M. “Profª Terezinha do M. J. Calil 
Endereço: Rua Anardino José Machado, 150 - Jardim Paviotti  

14 horas - E.M. “Leopoldo Paviotti”    
Endereço: Rua Prof. José F. Baccan, 610 – Jardim São Domingos    

15 horas - E.M. “Prof. Lázaro Gonçalves Teixeira”   
Endereço: Avenida Jânio Quadros, 1533 - Centro 

16 horas - E.M. “Prof. Fauze Calil Canfur”  
Endereço: Rua Onofre S. Zambonini, 15 – Jardim Capuavinha         

Dia 13
7h20/ 7h40/ 8h10/ 8h30 - E.M. “Miguel Jalbut”    
Endereço: Rua 10, 357 – Jardim Paulista

9 horas - E.M. “José Luiz Gomes Carneiro” 
Endereço: Rua 10, sem número  - Jardim Moreira 

10 horas - E.M. “Maria Tonin”    
Endereço: Rua Arvino Plepis, 501- Jardim Panorama   

13h10/ 13h30/ 13h50/ 14h10 - E.M. “Miguel Jalbut” 
Endereço: Rua 10, 357 – Jardim Paulista   

15 horas - E.M. “José Luiz Gomes Carneiro” 
Endereço: Rua 10, sem número - Jardim Moreira 

16 horas - E.M. “Maria Tonin”    
Endereço: Rua Arvino Plepis, 501 - Jardim Panorama   
 

Este conteúdo te ajudou?
3 1
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias