Fundada em 1870, Santa Cruz do Rio Pardo se desenvolveu por meio da plantação de milho e cereais, sendo também pioneira nestas produções na época. Nos primeiros anos do século, transformou-se em uma grande exportadora de café, tendo a Estrada de Ferro Sorocabana como sua principal artéria de vitalidade econômica e, na década de 40, a cidade tornou-se a maior produtora de alfafa do Estado de São Paulo.
Com uma população de quase 44 mil habitantes, e um IDH (índice de desenvolvimento humano) de 0,811, considerado elevado pela ONU, a cidade está repleta de rios e áreas hidrográficas importantes do estado, como o Pardo, Ribeirão Mandassaia, Ribeirão da Onça, Ribeirão São Domingos e Ribeirão Alambari.
Além disso, a Sabesp atua no município para melhorar ainda mais o saneamento básico da cidade, com os investimentos que contribuem para melhorias da qualidade dos cursos d’água, como o Rio Pardo, um dos principais contribuintes da Bacia Paranapanema.
A Sabesp oferece ainda para Santa Cruz do Rio Pardo dois importantes complexos: Estação de Tratamento de água (ETA) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).