Notícias

Serviços e resultados: Sabesp conquista Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão

 18/10/2013 às 10:00

Na noite de 16 de outubro, o Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG ) realizou, no Buffet Torres, em Moema, São Paulo, a cerimônia de reconhecimento das 18 organizações vencedoras da 12ª edição do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG). A premiação incentiva a melhoria da gestão nas empresas públicas e privadas do Estado de São Paulo.

A cerimônia contou com a presença de 500 pessoas, entre elas diversas autoridades e executivos das organizações reconhecidas, além do secretário adjunto de Gestão Pública, Rogério Barreto, representando o governador Geraldo Alckmin.

Antes da entrega dos troféus os participantes assistiram à palestra “Competitividade com sustentabilidade: o novo desafio da gestão das organizações”,  ministrada pelo superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins Da Silva. 

O objetivo do PPQG é reconhecer o empenho das empresas na busca de resultados consistentes, como o aumento da produtividade e da competitividade. O resultado final identifica as empresas que apresentaram as melhores práticas de gestão em três níveis: Nível I (250 pontos), Nível II (500 pontos) e Nível III (750 pontos). O processo de avaliação considera a análise da qualidade da gestão, dos resultados obtidos e as perspectivas futuras dessas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ. A seleção das candidatas é feita por etapas, incluindo visita às instalações. Dessa forma, as organizações vencedoras tiveram suas práticas e resultados verificados in loco por examinadores voluntários e independentes.

A novidade deste ano é que após formalizar a parceria com a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), o PPQG conta também com o reconhecimento das organizações pelas práticas de gestão do conhecimento.

Premiações Sabesp

Nível III – Troféu Governador do Estado
Superintendência de Gestão Patrimonial

Sob a gestão da superintendente Ana Maria Malateaux Silva, a gestora atribui a conquista do maior prêmio da categoria aos colaboradores e à área funcional que aceitaram o desafio demonstrando muita garra e esforço. “Nós suamos muito para conseguir entrar neste seleto rol do Troféu Governador”, diz.

Agradecendo a todos, Ana citou o apoio recebido da diretoria, de um recado especial a sua equipe, composta de 133 colaboradores e que, de acordo com sua palavras, “resolveram enfrentar o desafio. Nós somos uma área-meio da Sabesp, de apoio, que busca ajudar a organização a cuidar dos seus ativos. E a gente mostra que com esse modelo é possível para a Sabesp fazer uma gestão mais adequada para alcançar a meta de  universalização do saneamento. Esse prêmio é de vocês. Muito obrigada e parabéns!”, disse.

Nível II – Medalha de Ouro e Destaque em Gestão do Conhecimento

Unidade de Gerenciamento Regional – UGR Billings

A gerente da UGR Billings, Nercy Bonato, atribui o prêmio ao trabalho contínuo e as novas práticas realizadas dentro da unidade. “É o trabalho de sempre estarmos melhorando e superando novos desafios”, enfatizou. A UGR Billings existe desde 2009, quando houve uma reestruturação e as unidades dos municípios de São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra passaram a fazer parte da área, a partir da implantação, de forma pioneira, do modelo de Gestão de Valor Agregado (GVA), metodologia inovadora no setor público que otimiza o ativo, aumenta receita e reduz custo, propiciando a geração de valor para o negócio da organização.

Unidade de Gerenciamento Regional- UGR Interlagos

Explicando que a qualidade da força de trabalho foi o grande trunfo para conquistar o título, gerente da UGR Interlagos, Jair Manoel Silva, esclarece que “o mais importante no nosso dia a dia, que repercute na conquista, é a integração”. A área de atuação da UGR Interlagos, que conta com 105 empregados, está 100% em área de preservação de mananciais, com um cenário predominante de domicílios de baixa renda com população carente e ocupações desordenadas ou irregulares (inclusive às margens de mananciais), mas alguns núcleos de alto poder aquisitivo nos bairros de Interlagos, Capela do Socorro, Grajaú, comércios de pequeno e médio porte e indústrias. 

Escritório Regional de São Miguel Paulista

Para a gerente do escritório, Noemi Cristina Carrera, o evento proporcionou o reconhecimento público da evolução da área com a adoção do MEG. “É fruto do empenho e da dedicação de cada empregado. Nós acreditamos, idealizamos e vivenciamos esse reconhecimento”, disse Noemi.

O escritório é uma das divisões da UGR São Miguel Paulista, que integra a Unidade de Negócio Leste da Sabesp. Criada em 2001, essa divisão conta com 78 empregados que atuam nos distritos de São Miguel Paulista, Penha e Itaim Paulista, na zona leste da capital, compreendendo uma área de 92 km². É o maior da Diretoria Metropolitana da Sabesp, em quantidade de ligações e volume faturado de água e esgoto, atendendo cerca de 1,5 milhão de clientes nos segmentos residencial, industrial, comercial e público.

A Servsan, outra empresa premiada - Nível I  Diploma e Placa -, presta serviços para a Sabesp. Incentivada pela Unidade de Negócio Sul da Sabesp, a empresa adotou o MEG, agregando valor à cadeia de fornecedores. O diretor executivo Paulo Belarmino explicou que implantaram o MEG em 2011 e diz que foi muita luta para conseguir este mérito. “Eu e minha equipe batalhamos bastante e a cada ano estamos trilhando o caminho da excelência”, contou.

Homenagem às organizações reconhecidas pelo Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)


O IPEG não só entregou os méritos do PPQG, como também reconheceu as organizações que tiveram reconhecimento pelo Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ em 2012, concedendo uma réplica do Troféu Governador do Estado.

Foram homenageados e subiram ao palco quatro Unidades de Negócio da Sabesp, representadas pelo gerente financeiro e administrativo, Maurício Cardoso Mateus (representando o superintendente da MS), o superintendente da ML, Márcio Gonçalves de Oliveira, o superintendente da MN, José Júlio Pereira Fernandes, o superintendente da MO, Milton de Oliveira, além de representantes da EDP Bandeirantes, da Eletropaulo e da AES Tietê. 

Este conteúdo te ajudou?
0 1
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias