Notícias

Construir casa sustentável é mais barato do que reformar.

 26/05/2015 às 00:00

Nos últimos cinco anos, aumentou a procura de casas verdes, que promovem o uso racional da água.
 
Reformas em condomínios e casas são ótimas alternativas para reduzir o consumo de água. Embora mais caras, as vantagens são muito positivas. Segundo Cláudio Riva, da empresa Projetar,  o custo mínimo estimado para tornar uma casa sustentável seria a partir de cinco mil reais.

No Brasil, poucas casas ou condomínios são construídas do chão com um sistema de economia de água, o que teria um custo bem menor do que reformar as casas. Isso não ocorre em países como a Espanha, onde, segundo o arquiteto Rafael Loschiavo, as prefeituras só aprovam a construção de casas com algum projeto eco suficiente.

Apesar do mercado nacional ainda ser pequeno, há uma maior demanda de pessoas interessadas em reformar suas casas, já que fazer as adaptações para uma casa “normal” não é difícil e a maioria já tem  um sistema de coletas na forma de calhas.

O que se pode fazer para tornar uma casa sustentável:

Com a instalação de tanques para a captação é possível acabar com os gastos para regar o jardim e, dependendo do tamanho do tanque, pode ser direcionada para um reservatório, onde poderá ser utilizada para reúso ou até mesmo nas descargas.

Levar a tubulação das pias para reservatórios e reutilizar a água em vasos sanitários

Com a instalação de filtro nos reservatórios, eliminamos as impurezas da água, que poderá ser reutilizada em limpeza de pisos e irrigação de, por exemplo, um telhado verde.

A adoção de dispositivos como caixas de água de bacias sanitárias de fluxo duplo, redutores de vazão e sensores nas torneiras

A individualização dos hidrômetros também é uma medida eficiente. Um edifício na Granja Julieta alcançou resultados positivos após medir o consumo de cada apartamento e instalar um reservatório de 25 mil litros para captar água das chuvas.

 Fonte: Projetos Especiais Estadão

 

Este conteúdo te ajudou?
6 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.