Notícias

Sabesp assume os serviços de saneamento em Santa Isabel

 04/01/2016 às 00:00

A partir do dia 4 de janeiro de 2016, a Sabesp assume a prestação dos serviços de saneamento em Santa Isabel, município com mais de 50 mil habitantes.

O contrato tem prazo de 30 anos, período em que a companhia investirá cerca de R$ 69,5 milhões na região. Estão previstas obras com o objetivo de garantir serviços de qualidade aos clientes, com o abastecimento, coleta e tratamento de esgoto em áreas regulares.

A meta da companhia é melhorar a regularidade do abastecimento aos moradores do munícipio. Em relação à coleta de esgoto, a cobertura deve passar de 75% para 81%, em 2018; em 2028, a coleta deve chegar a 95%. Atualmente, a cidade não trata o esgoto que coleta. Já em 2019, a Sabesp deve elevar esse índice para 80%.

Desta forma, a companhia levará mais qualidade de vida aos moradores, além de contribuir para a despoluição de rios e mananciais, como o rio Paraíba do Sul. Os efluentes serão enviados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), viabilizada pelo município por meio de convênio com o Estado de São Paulo, no valor de R$ 17,7 milhões. As obras são executadas pelo DAEE, com previsão de conclusão para março de 2016. 

Em relação ao abastecimento, a cidade vai receber obras para expansão do sistema, reservação, renovação e implantação de novas redes de distribuição, aumentando a oferta de água à população. Também serão realizados investimentos para ampliar o sistema de esgotamento sanitário nos bairros, com novas redes coletoras, interceptor/emissário e estações elevatórias de esgoto.


Tarifas e garantia de acesso ao saneamento

A tarifa habitual será mantida durante o ano de 2016, sem impacto para a população, que ganhará com novos investimentos e um serviço de qualidade. Somente após esse período serão realizados os ajustes para equiparação da tarifa, o que levará quatro anos para ser concluído e não causará grande impacto no orçamento das famílias.

Para garantir a acessibilidade aos serviços de saneamento para as famílias com menor poder aquisitivo, é possível a concessão de benefício de tarifa social, desde que observadas algumas condições fixadas pela Sabesp. O mesmo é aplicado para as entidades assistenciais sem fins lucrativos.

 

Este conteúdo te ajudou?
9 1
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Clubinho Sabesp

 

Simuldor de consumo