Notícias

Sabesp aciona plano de controle de cheias na represa Paiva Castro

 11/03/2016 às 11:30

Represa CantareiraA Sabesp informa que as chuvas intensas na bacia contribuinte à represa Paiva Castro provocaram o acionamento do plano de controle de cheias, definido na outorga de 2004. Nesse sentido, a Companhia comunicou à Defesa Civil (às 2h30) que o reservatório já estava operando no modo de emergência. Quatro horas depois, as comportas foram parcialmente abertas para evitar o rompimento da barragem.

A vazão afluente média entre as 18 horas de ontem (10/3) e as 6 horas da manhã de hoje (11/3) no Paiva Castro foi de 125 metros cúbicos por segundo. A máxima foi de 239 metros cúbicos por segundo, a uma hora da manhã. Se não existisse a represa, a enchente em Franco da Rocha e em Caieiras seria muito pior. Isso porque até agora (sexta-feira, 13:15h), a vazão máxima de saída do Paiva Castro, resultante da abertura da comporta, é de 50 metros cúbicos por segundo. Ou seja, 20% da vazão máxima de entrada. Dito de outra maneira: a enchente seria de proporções ainda maiores se não existisse a represa.

O volume acumulado de água que entrou no Paiva Castro no período mencionado foi de 5,42 milhões de metros cúbicos, ou 71% do volume total da represa, que é de 7,61 milhões de metros cúbicos. 

Atualização da Nota (na segunda-feira 14, 11H30): 

As comportas da represa Paiva Castro permaneceram descarregando 50 m3/s de sexta-feira 13:20 até sábado às 14:00, quando a vazão foi diminuída para 20 m3/s. Ainda no sábado, às 16:40 as comportas foram fechadas e assim permaneceram até 20h quando foram abertas, descarregando apenas 5 m3/s. No domingo as comportas foram fechadas às 9h30. 

Nesse período, a produção da Estação de Tratamento de Água do Guaraú, que utiliza água afluente às represas Paiva Castro e Águas Claras foi maximizado com o propósito de restabelecer as condições de normalidade da represa Paiva Castro, o mais rápido possível.

 

Na mídia

 

marcador Folha de S. Paulo

Evitamos uma nova tragédia de Mariana, diz presidente da Sabesp

marcador Jovem Pan

Rompimento de barragem seria "inadmissível", diz presidente da Sabesp

 
marcador Estadão

Sabesp abre comportas do Cantareira em região alagada na Grande SP

Este conteúdo te ajudou?
44 15
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.