Aprendizes da Sabesp vencem concurso com aplicativos sustentáveis

15/07/2016 às 17:00

Dois projetos elaborados por cinco jovens aprendizes da Sabesp na Baixada Santista foram premiados com o 1° e 2° lugar no concurso Hackathon MAIS de sustentabilidade, organizado pelo programa Benchmarking Brasil. Os jovens venceram a disputa com os trabalhos “Green Maps” e “Cadê o óleo?” e concorreram com estudantes das universidades Mackenzie, Uninove e Anhembi Morumbi. A disputa ocorreu nos dias 29 e 30 de junho, no Tribunal Regional Federal da 3° Região de São Paulo.

O projeto vencedor, em 1° lugar, foi o aplicativo “Green Maps”, elaborado pelas aprendizes Paloma Lopes Bento Santos e Thayna dos Santos Cardoso. A ferramenta visa o mapeamento de pontos de coleta com base na localização do usuário; a visualização dos itinerários dos caminhões que recolhem lixo; tutoriais para conscientização ambiental; campo para denúncia e rankings. “Participar do concurso foi uma experiência de grande aprendizado. Durante a exposição dos projetos entramos em contato com pessoas importantes que carregavam conhecimentos, além do nosso e, ainda sim, queriam ouvir o que tínhamos a dizer”, ressaltou Paloma.

Em segundo, ficou o aplicativo “Cadê o óleo?”, com a finalidade de mapear pontos de coleta de óleo; integrar comunidade e empresa coletora; conscientizar sobre o descarte responsável, além de conter um tutorial de conscientização ambiental. O projeto foi criado pelos aprendizes Caio da Silva Almeida, Bruno Nascimento Landin e Mateus Campos Sindor. “Estou muito feliz. Meus colegas e eu conseguimos superar as expectativas e as maiores gratificações em nossa categoria, que competia com outras renomadas instituições de ensino superior”, contou Caio.

Os jovens elaboraram os trabalhos juntamente com alunos de Rede de Computadores do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) – empresa parceira da Sabesp no Programa Jovem Aprendiz. O programa existe na companhia desde 2006 e emprega estudantes de 14 a 22 anos por meio de concurso público. “Considerando o empenho dos aprendizes, que ainda se deslocam à noite para outro município por causa das aulas, além da dedicação, o bom serviço prestado e o sucesso no projetos, parabenizo todos os envolvidos”, frisou o gerente da Sabesp em Santos, Sérgio Bekerman.

Agência de Notícias