Notícias

Trabalho da equipe de caça-vazamentos da Sabesp ganha destaque em Presidente Prudente

 26/09/2016 às 12:00

O telejornal SPTV - 1° edição, da TV Fronteira de Presidente Prudente, no interior do Estado, destacou o trabalho da equipe de caça-vazamentos da Sabesp na região durante reportagem que foi ao ar no sábado (24/9). Na cidade, que conta com 900 quilômetros de rede de água, são realizados, em média, 250 reparos de vazamentos de água por mês. Desse total, 15% deles se enquadram como “não visíveis” e foram encontrados pela equipe especializada em escutar os sons do pavimento.

O serviço de localização dos vazamentos não visíveis começa com a identificação dos locais que apresentam consumo fora do padrão. Em seguida, os profissionais da Sabesp vão até o local, de preferência no período noturno, para aproveitar o silêncio da madrugada para realizar uma varredura com o Geofone. O equipamento é parecido com o estetoscópio do médico, só que, neste caso, para “auscultar” os sons embaixo do pavimento. Ouvindo os ruídos subterrâneos amplificados, os integrantes da equipe conseguem identificar o local exato do problema.

Depois que o vazamento não visível é localizado, a equipe realiza uma marcação no solo para que outro grupo de funcionários da Sabesp, no dia seguinte, faça o reparo. “Com esse trabalho, nós fazemos uma intervenção em área reduzida do pavimento com mais agilidade, contribuímos com o meio ambiente, já que reduzimos o desperdício de água, e garantimos a qualidade no abastecimento”, disse Rafael Minoru, engenheiro civil da Sabesp.

Veja a reportagem

Este conteúdo te ajudou?
9 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.