Notícias

Visitas às instalações contribuem com formação de estudantes e comunidade

 20/03/2017 às 10:00

Visitantes na estação de tratamento do Guaraú

A Sabesp desenvolve um programa de visitas em suas instalações e realiza palestras sobre a água e o saneamento. Esse trabalho é importante para o currículo das escolas e dissemina projetos de educação ambiental em todo Estado. 

Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), por exemplo, estudantes de diversas instituições visitam o Sistema Cantareira para conhecerem o processo de captação, tratamento e distribuição da água. Além disso, os jovens também recebem orientações sobre uso racional da água, preservação e dicas de economia.

“A experiência proporciona aos participantes a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre os cuidados com os recursos naturais para preservação do meio ambiente. O resultado desta ação é efeito social e multiplicador, já que as pessoas costumam repassar o que aprenderam”, explicou Rosa Monaro, analista de gestão da Sabesp e responsável pelas visitas ao Sistema Cantareira.

O professor de hidrologia Anderson Christofoletti participa do programa de visitas da Sabesp desde 2010 e se mostra satisfeito com a experiência: “É muito proveitoso aos alunos das disciplinas que ministro conhecer a grandeza do Sistema Cantareira para tomar ciência do uso racional da água e a importância de preservá-la na prática”.

As visitas também são aproveitadas por jovens que estão no caminho da formação profissional, como a estudante de arquitetura e urbanismo Thamirys Dubeau. A aluna realizou uma pesquisa científica sobre água e também conheceu o principal sistema produtor da Região Metropolitana de São Paulo. 

“Conhecer o Sistema Cantareira foi crucial ao desenvolvimento do meu projeto acadêmico, me ajudando a ter uma visão mais aprofundada da captação ao tratamento, testes laboratoriais, consciência ambiental e relação da água com a sociedade. A iniciativa da Sabesp é de suma importância, até mesmo porque a questão da água envolve todos e a conscientização só é possível pela educação”, ressaltou a estudante.

No interior e litoral também é possível visitar as instalações da Sabesp. Além disso, a companhia possui a carreta "Somos Água" -  um caminhão com jogos interativos e de realidade virtual que leva educação ambiental aos municípios atendidos. Dentro do veículo os visitantes conhecem todo o ciclo da água, incluindo o processo de captação, tratamento e distribuição aos clientes.

Este conteúdo te ajudou?
9 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias