Notícias

Há mais de duas décadas no mercado financeiro, Sabesp comemora resultados positivos

 18/05/2017 às 15:00

Na última segunda-feira (15), a Sabesp comemorou 15 anos de entrada na Bolsa de Valores de Nova York, mas a trajetória da companhia no mercado financeiro começou muito antes, precisamente em 1994, quando a empresa abriu seu capital com 100% das ações ordinárias e, no mesmo ano, lançou as primeiras séries de debêntures (títulos de crédito).

O próximo passo foi entrar para a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), em 1997, ano em que emitiu, pela primeira vez, eurobônus no exterior, no valor de US$ 295 milhões, obtendo assim, os recursos para administrar sua dívida. A partir daí, uma série de debêntures passaram a ser lançadas no mercado, com uma aceitação elevada por parte dos investidores.

Em 2002, outro novo salto: a Sabesp foi pioneira do setor de saneamento brasileiro ao ingressar no Novo Mercado, um segmento no qual só entram empresas altamente comprometidas com a governança corporativa.

Semanas depois, um novo avanço: a empresa passou a ser listada na New York Stock Exchange (Nyse) – a bolsa de valores mais importante do mundo. Para isso, mais uma vez se submeteu a regras rígidas de governança, desta vez impostas pelo mercado internacional, especialmente a lei Sarbannes Oxley, responsável pela regulação do mercado de capitais de quem opera nos Estados Unidos. 

Atualmente, a Sabesp tem seu capital dividido em três partes: 50,3% é do Governo do Estado, 30,3% de acionistas na BM&Bovespa e 19,4% da Nyse. O ingresso da companhia no mercado de capitais, somado a uma boa gestão, possibilitou à empresa expandir os serviços de saneamento e aumentar seus investimentos, que no ano passado chegaram ao patamar do R$ 3,9 bilhões.

 

Este conteúdo te ajudou?
18 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias