Notícias

Localizada em área de preservação ambiental, Cabreúva se destaca como cidade de turismo ecológico

 14/07/2017 às 17:00

 Cercada por três serras - Japi, Guaxatuba e Taguá -, a cidade de Cabreúva, localizada na região sudoeste do Estado de São Paulo, é um polo de turismo ecológico e de aventuras, além de se destacar no saneamento. Atendida pela Sabesp desde 1976, nos últimos quatro anos o município recebeu investimento na ordem de R$ 11 milhões em saneamento básico, que refletem nos resultados atuais, com altos índices de água tratada (96,2%), coleta de esgoto (89,3%) e tratamento do esgoto coletado (100%). 

A cidade é abastecida por duas estações de tratamento de água (ETA) e um poço profundo que, juntos, produzem, em média, 221 milhões de litros de água por mês. O esgoto coletado, por sua vez, é tratado em duas estações que possuem capacidade de tratar 62 litros de efluente por segundo, contribuindo significativamente com a despoluição dos ribeirões Piraí e Cabreúva, além do Tietê, principal rio de São Paulo, que atravessa o Estado de leste a oeste.

Quem visita a cidade pode desfrutar plenamente da natureza, já que a região possui uma área de preservação ambiental, com muitas cachoeiras, grutas, trilhas para passeios a cavalo e pesqueiros. Entre os locais mais famosos estão as cachoeiras Taguá e Guaxinduva, que proporcionam aos frequentadores um banho refrescante de cascata. Outra boa opção, é observar o surgimento de vegetação sobre rochas, um incrível fenômeno natural que ocorre na Serra do Japi.

Há quem prefira, no entanto, aproveitar a cidade praticando esportes radicais, como o Motocross, onde os participantes desbravam a mata em busca de liberdade, e as trilhas feitas pelos Jipeiros, que frequentam este paraíso para sentir a adrenalina reservada para eles nos fins de semana; ou, até mesmo, visitando os parques do município, onde é possível encontrar diversas espécies de plantas e animais da Mata Atlântica, proporcionando contato direto com a natureza.

Além dos atrativos ecológicos, Cabreúva ainda oferece o famoso Centro de Meditação Kadampa Brasil. O templo budista recebe dezenas de visitantes que buscam um local bucólico e ameno para meditar. A arquitetura do templo e a paisagem ao redor são os grandes destaques. O Templo Kadampa de Cabreúva é o maior já construído no mundo. 

Este conteúdo te ajudou?
13 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias