Sabesp conquista, pelo segundo ano consecutivo, prêmio Melhores e Maiores

11/08/2017 às 12:00

Pelo segundo ano consecutivo, a Sabesp foi eleita a principal companhia brasileira do setor de infraestrutura pela Revista Exame – a mais importante publicação de economia do país – e novamente se destacou entre as maiores empresas brasileiras de 20 setores da economia. Conhecida como prêmio Melhores e Maiores, a honraria foi concedida em cerimônia realizada na segunda-feira (7/8) em São Paulo.

Concedido mediante critério rigoroso de seleção, a revista lista as mil principais companhias, dividindo-as com base em diferentes requisitos e premiando a primeira colocada em cada setor.

Para definir o ranking, a Exame considera a receita de vendas (faturamento líquido) e outros indicadores financeiros e de contribuição da empresa para a sociedade em termos de produtos e serviços oferecidos no ano anterior. As informações são analisadas pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (Fipecafi-USP). Os critérios determinam a pontuação para cada integrante do ranking setorial.

"A Sabesp ser uma das melhores empresas do país e a melhor em infraestrutura deve ser visto por todos os nossos colaboradores como uma prova de nosso valor, de nossa perseverança e de nossa determinação em cada vez mais servir a população", afirmou o presidente da companhia, Jerson Kelman.

Nesta 44ª edição do prêmio Melhores e Maiores, a Sabesp teve um desempenho ainda melhor que o obtido em 2016, chegando a 725 pontos ante os 615 do ano passado. Com a marca atual, a companhia ficou 95 pontos à frente do segundo colocado. E a boa performance não parou por aí: a Sabesp se destacou também em outros segmentos avaliados, ficando na sexta posição entre as 50 estatais no quesito vendas e, pelo mesmo critério, em 10º lugar entre todas as empresas de serviços.

Esta foi a segunda edição do Melhores e Maiores em que o setor infraestrutura apareceu isoladamente – antes, as empresas como as de saneamento entravam na categoria de serviços. A Sabesp também teve participação destacada entre as 20 empresas com maiores lucros (8º lugar), maiores patrimônios (14º) e as que criaram as maiores riquezas (16º). A companhia ainda aparece na 24ª posição entre as 100 maiores empresas de capital aberto do país. E a Sabesp ainda faz bonito na lista das 200 maiores companhias de capital aberto na América Latina, passando da 91ª colocação na edição anterior do prêmio para o 60º lugar na atual premiação.

A premiação também marcou os 50 anos de criação da Revista Exame, fato lembrado pelo presidente do Grupo Abril, Walter Longo, na abertura do evento. Ele destacou a importância do trabalho das empresas premiadas no desenvolvimento do país e no enfrentamento da atual crise. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também participou da cerimônia e discursou ao final da premiação, chamando a atenção para a necessidade de o Brasil retomar o crescimento e a geração de empregos.

Se no ano passado o troféu Melhores e Maiores marcou a superação total da crise hídrica de 2014 e 2015, a conquista de 2017 deixa claro que a Sabesp não só ultrapassou o período de dificuldades com o esforço de todos e o apoio da população, como também agora caminha para avançar ainda mais na prestação de serviços de qualidade à sociedade.

Agência de Notícias