Notícias

Caminhão "escorpião" facilita a manutenção de equipamentos da Sabesp

 11/08/2017 às 18:20

Foi uma breve semelhança que fez com que um guindauto (caminhão guindaste), da Sabesp, começasse a ser chamado de caminhão "escorpião". O título um tanto quanto diferente  foi usado para melhor identificação do veículo e, também, pela forma como ele opera, já que o "braço robótico" fica instalado na traseira e não logo após a cabine, como costuma acontecer com a maioria dos caminhões deste modelo na companhia.

O veículo é utilizado pela Sabesp na área de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e sua estrutura inovadora permite, por exemplo, ter acesso a estações elevatórias com mais facilidade, agilizando o transporte, içamento, manutenção ou limpeza de equipamentos importantes da companhia, como bombas, grades, entre outros. Se tais serviços fossem realizados com outro modelo de caminhão, o trabalho seria mais difícil, tendo a necessidade de solicitar outro guindaste como apoio.

Outro benefício da utilização do veículo é a operação por controle remoto. "Quando adquirimos o caminhão escorpião, nossos motoristas passaram por um treinamento. Com isso, eles conseguem, durante os trabalhos, se posicionar em um local de fácil visualização do serviço e comandar o veículo à distância", explica Edmilson Barbosa Prado, gestor no Departamento Administrativo e Financeiro de Tratamento de Esgotos da Sabesp na RMSP.

 
Este conteúdo te ajudou?
6 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias