Notícias

Sabesp participa de evento sobre a importância da reciclagem do óleo para a preservação dos mananc

 06/12/2017 às 10:00

O que você faz com o óleo utilizado na preparação de batatas fritas? Se a resposta for guardar e entregar em pontos de coleta você está certo. Esse foi o tema do evento "Reciclagem de Óleo Ajuda os Mananciais", transmitido pela Rádio Trianon nos dias 30 de de novembro e 1° de dezembro, no programa “O Melhor para a Melhor Idade”, com a participação do coordenador do Fórum Socioambiental da Diretoria Metropolitana da Sabesp, Helio Rubens Gonçalves Figueiredo, e outras autoridades. 

Produzido pelo jornalista Lucas Neto e realizado na Associação Comercial de São Paulo na última segunda feira de novembro (27), o debate teve como foco principal a importância da reciclagem do óleo de cozinha e os riscos do descarte irregular, principalmente para os recursos hídricos.

"É essencial a participação da Sabesp em eventos desse tipo, que envolvem vários setores da sociedade, porque afeta diretamente nossa atividade e permite conscientizar a população sobre a importância da coleta e reciclagem do óleo para a preservação do meio ambiente, além de contribuir com a saúde de todos", ressalta Figueiredo.

O óleo de fritura, quando descartado irregularmente pela pia, vaso sanitário ou ralo, causa a obstrução das redes de esgoto podendo resultar em seu rompimento. Essa atitude prejudica diretamente o cliente que irá sofrer com o chamado "refluxo do esgoto ou com o transbordamento pelos poços de visita, ocasionando o mau cheiro. Além disso, em contato com o solo, o óleo causa contaminação e sujeira.

Outro fator preocupante é o impacto na qualidade da água. Um litro de óleo é capaz de contaminar 25 mil litros de água e, quando descartado em rios e córregos, por exemplo, causa o descontrole do oxigênio e a morte de peixes. 

O correto é que o óleo utilizado na preparação de alimentos seja guardado em garrafas de plástico e entregue em pontos de coleta para ser transformado em outros produtos como sabão. Em caso de bares e restaurantes, é necessário a utilização da caixa retentora de gordura, assim como estabelecido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O equipamento separa o óleo e a gordura do restante do esgoto, e precisa ser limpo regularmente pelo dono do imóvel.

Ajude o meio ambiente. A Sabesp, por meio do seu Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura - PROL, coleta garrafas plásticas com óleo de cozinha usado em alguns escritórios regionais e agências comerciais, além de outras parceiras em supermercados e shoppings. Por meio dessa ação, nos primeiros seis meses deste ano, foram arrecadados 68,3 mil litros do produto na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e 116,3 mil litros no interior e litoral (região de Presidente Prudente, Botucatu, Baixada Santista, São José dos Campos e Lins).

Reciclagem de Óleo

Este conteúdo te ajudou?
4 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias