Sabesp participa da Campanha “Trabalho Sem Assédio” do Governo do Estado de São Paulo

13/03/2018 às 10:00

Campanha Trabalho sem Assédio Sexual

A Sabesp participou da Campanha “Trabalho Sem Assédio Sexual” lançada no Dia Internacional da Mulher, que busca conscientizar os servidores públicos e estatais sobre a importância do respeito mútuo, em especial à mulher. Idealizada pela Corregedoria Geral da Administração (CGA), subordinada à Secretaria de Estado de Governo, a campanha faz parte das ações do “Fórum Fale Sem Medo”, do Instituto Avon e da Vetor Brasil.

“O Governo do Estado de São Paulo é majoritariamente feminino. Por isso, assinamos uma parceria com o Instituto Avon e o Vetor Brasil para uma ação que promova dignidade entre as pessoas e respeito pelas mulheres. A batalha das mulheres não é apenas das cidadãs. É uma luta civilizatória e de todos, da qual os governos devem participar ativamente. São Paulo sempre está na vanguarda”, disse o governador na ocasião.

A campanha é uma iniciativa da Corregedoria, que pretende abrir um canal de comunicação com as servidoras para que elas se sintam seguras e amparadas em denunciar possíveis assediadores, além proporcionar um ambiente de trabalho produtivo e em condições de liberdade, segurança e dignidade humana.

“A batalha das mulheres não é apenas das cidadãs. É uma luta civilizatória e de todos”, destacou o governador. Na ocasião, Alckmin assinou o decreto que disciplina a apuração dos casos de assédio sexual no âmbito da administração pública estadual por parte da CGA

Pela Sabesp, marcou presença no lançamento a coordenadora do Comitê de Ética da empresa e também advogada da Diretoria Metropolitana, Regina Helena Piccolo Cardia.

"Estamos trabalhando há muito tempo com a preocupação de erradicar o assédio sexual no ambiente de trabalho e o lançamento dessa campanha vem coroar uma nova era na Administração Pública, incluindo a Sabesp. O Decreto nº 63.251/18, assinado neste ato pelo governador, assegura que todas as denúncias de assédio sexual que envolva funcionários da empresa serão apuradas pela Corregedoria Geral da Administração, visando dar mais proteção às vítimas e a certeza de que não haverá impunidade, pois se configurado o assédio, o assediador será punido com demissão."

A campanha da CGA também será comunicada as áreas de compliance das empresas estatais, como é o caso da Sabesp e do Metrô. O programa de compliance é um instrumento de apoio às empresas para o efetivo cumprimento das obrigações, inclusive a preservação de valores éticos e de conduta. A missão da Corregedoria é preservar e promover os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade e publicidade dos atos da gestão, bem como da probidade dos agentes públicos estaduais.

Também estiveram o presidente da CGA, Ivan Agostinho; o presidente da Avon, David Legher; a diretora-executiva do Instituto Avon, Daniela Grelin; e a diretora-presidente do Vetor Brasil, Joice Toyota Mendes, todos envolvidos com a causa.

“Caráter inovador, questões que aborda, pelo comprometimento e determinação da equipe que idealizou esse projeto nós estamos certos que ele terá um impacto efetivo e assertivo para criar um ambiente de trabalho em que as mulheres possam se desenvolver no pleno gozo de seus direitos”, ressaltou Daniele.

Agência de Notícias