Notícias

Sabesp solta 100 mil peixes no rio Pardo em comemoração ao Dia Mundial da Água

 23/03/2018 às 00:00

A Sabesp realiza a soltura de 100 mil peixes no rio Pardo, em Santa Cruz do Rio Pardo, nesta sexta-feira (23). A atividade marca o avanço do saneamento na bacia do rio Paranapanema devido às iniciativas da companhia. Desde 2011, a empresa investiu quase R$ 53 milhões em obras de coleta e tratamento de esgoto distribuídas por 11 cidades. No total, a Sabesp devolve 74,4 milhões de litros de água limpa por dia aos rios e córregos da região.

A solenidade contou com a participação de 300 alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes soltaram peixes de espécies nativas como o Curimbatá (Prochilodus lineatus) e o Pacu-guaçu (Piaractus mesopotamicus). 

Os 100 mil peixes foram doados pela China Three Gorges Corporation, um grupo de energia limpa focada no desenvolvimento e operação de hidrelétricas de grande porte. No Estado de São Paulo, eles são responsáveis pela operação de oito usinas hidrelétricas com capacidade total instalada de 2.242 MW, localizadas no Rio Paranapanema, e duas pequenas centrais hidrelétricas com capacidade total instalada de 16 MW cada, situadas no Rio Sapucaí-Mirim.

Com o evento, a Sabesp espera reforçar junto à população como essas ações tem consequências diretas na fauna, flora e na saúde das pessoas, além de manter a reconhecida qualidade das águas do Paranapanema, rio que separa os estados de São Paulo e Paraná e que possui uma das melhores classificações em qualidade da água do país.

Com a contribuição da empresa, a bacia se mantém enquadrada na classe 2, segundo a resolução Conama 357/2005. Isso significa que as características das águas em seus rios e córregos permitem sua utilização para abastecimento humano, pesca, irrigação, entre outras atividades que contribuem para a economia dos dois estados. Quanto menor a classe da bacia, melhor é a qualidade da água.

Confira abaixo a lista de municípios e os respectivos córregos e rios beneficiados pelas obras citadas:

bullet Bacia Hidrográfica Alto Paranapanema: Barão de Antonina (rio Itararé), Guareí (rio Guareí), Itararé (rio Itararé), Ribeirão Grande (rio do Poço), Timburi (rio Timburi).

bullet Bacia Hidrográfica Médio Paranapanema: Alvinlândia (rio São João), Águas de Santa Bárbara (rio Pardo), Duartina (rio Alambari), Óleo (ribeirão Barra Grande ou Espraiado) e Paulistânia (córrego Macaco). 

bullet Bacia Hidrográfica Médio Tietê/Sorocaba: Sarapuí (rio Sarapuí).

Este conteúdo te ajudou?
80 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias