Notícias

Congresso Estadual dos Municípios debate cidades inteligentes e o país que queremos para o futuro

 04/04/2018 às 15:00

Estande da Sabesp no Congresso dos Municipios

Sob o tema “País moderno; cidades inteligentes”, a cidade de Santos sedia, até o próximo sábado, 7 de abril,  o 62º Congresso Estadual de Municípios, que coloca as pessoas como centro da utilização estratégica da infraestrutura, dos serviços, da informação e da comunicação na gestão urbana para atender às demandas sociais e econômicas dos municípios gerando, dessa forma, desenvolvimento econômico e humano.

Celebrando 70 anos de história em 2018, a Associação Paulista de Municípios (APM) é quem organiza este que é o principal evento municipalista do país. Realizado no Centro de Convenções Mendes Convention, o congresso propõe a troca de experiências, informações, articulações e análise dos assuntos mais emergentes entre importantes nomes da política, em debates pertinentes e atuais sobre modernização de cidades e aprimoramento da administração pública, possibilitando que os gestores municipais em geral se atualizem quanto à conjuntura nacional e tecnológica. 

Como não há país moderno ou cidade inteligente sem avanços no saneamento, a Sabesp, responsável pelos serviços em 368 municípios de São Paulo - quase 70% de todo o Estado -, estará presente para discutir a questão como apoiadora do evento. Na quarta-feira (4/4), às 15h45, a empresa, por meio do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, e do diretor de Sistemas Regionais, Luiz Paulo de Almeida Neto, será homenageada no painel "Abes", com o “Prêmio Excelência no Atendimento em Água e Esgoto”, que reconhecerá também diversos prefeitos cujas cidades apresentam excelência nos serviços de saneamento. Também marcarão presença o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, e Malu Ribeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica.

O prêmio, de âmbito nacional, é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e, segundo o seu presidente, Roberval Tavares de Souza, a iniciativa reconhece as operadoras e respectivas cidades que atingiram nível de excelência em atendimento de água e esgoto: "Começamos por São Paulo, porque é o Estado que está mais avançado, e pela Sabesp, porque possui a maior quantidade de cidades neste padrão de excelência. A ideia é realizar com outras operadoras de São Paulo e do Brasil, para que possamos, cada vez mais, estimular as políticas de água, esgotos e saneamento como prioridade nacional", disse. 

Paralelamente aos cinco dias de congresso, as autoridades poderão aproveitar também a já tradicional feira com produtos, serviços e tecnologia para conhecer alternativas que levam à modernização de suas administrações públicas. Assim, reforçando ainda mais sua participação, a companhia montou no local uma moderna área de exposição com alguns de seus programas e projetos mais importantes, entre eles o Projeto Tietê, Programa Corporativo de Perdas, Água Legal e Córrego Limpo, e algumas de suas tecnologias como, por exemplo, os aplicativos Sabesp Mobile e Sabesp Mananciais. Quem visitar o espaço poderá passear, por meio de realidade virtual, por grandes obras da Sabesp para garantir a segurança hídrica, como o novo Sistema Produtor São Lourenço e a interligação das represas Jaguari-Atibainha. Além disso, aquários trazem espécies de peixes que retornaram aos rios do Estado graças ao trabalho de coleta e tratamento de esgotos realizado pela Sabesp.

Em todas as edições em que esteve presente, a Sabesp mostrou um pouco de seu trabalho em benefício da população de São Paulo, montando uma área de exposição como as das imagens, nos anos de 2009 e 2013, respectivamente

Saúde, educação, finanças, meio ambiente e segurança também serão alvo de debates nos diversos painéis, como uma forma de oferecer ferramentas para que os gestores possam administrar com qualidade e fortalecer a independência e autonomia dos municípios, já que o ambiente do congresso é um espaço propício para, segundo  Carlos Cruz, presidende da APM, aprender e compartilhar. Em complemento, haverá sessões plenárias para discussão de teses, proposituras de melhorias locais e regionais, apresentadas pelos representantes dos municípios paulistas. 

O encerramento desse importante evento acontece no sábado (7), às 11h, e promete reunir a classe política do Estado e do país para troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas de gestão das cidades.

marcador Acompanhe transmissão ao vivo do evento que premia as melhores cidades do saneamento

Este conteúdo te ajudou?
48 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias