Notícias

Sabesp flagra furto de água em supermercado de Itaquera

 13/04/2018 às 10:00

A Sabesp constatou  fraude em um supermercado de Itaquera, na zona leste de São Paulo. A estimativa é que tenham sido furtados 3,4 milhões de litros de água.

A Companhia descobriu a fraude durante a leitura do consumo do estabelecimento. O supermercado adulterava o hidrômetro, o que fazia com que o fornecimento de água continuasse sem que a medição do volume utilizado acontecesse corretamente. Ou seja: o estabelecimento consumia água sem que o medidor fizesse o registro. Desta vez, porém, o leiturista visitou o supermercado em um horário diferente do habitual e com isso flagrou a fraude. 

O volume furtado seria suficiente para atender cerca de mil pessoas durante um mês. A Sabesp registrou boletim de ocorrência no Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado) e o responsável poderá responder pelo crime de furto qualificado, cuja pena pode chegar a até quatro anos de reclusão.

Esse tipo de fraude prejudica toda a população. Quem comete o crime de furto de água não se preocupa com o desperdício, pois acredita que não vai pagar pelo alto consumo. É comum entre fraudadores deixar torneiras abertas e não consertar vazamentos.

Em casos de irregularidade, os proprietários ou representantes dos imóveis são convocados para prestar esclarecimentos para a polícia, com respectiva abertura de inquérito para investigar os responsáveis pelo furto de água. A Sabesp faz cálculos que levam em conta, por exemplo, o perfil de consumo de imóveis semelhantes para estimar o volume de água desviado e o responsável pelo estabelecimento deverá realizar também o pagamento retroativo pela água consumida.

Para identificar esse tipo de crime, a Sabesp também trabalha com as equipes de caça-fraude, que acompanham o consumo e vistoriam os imóveis. Além disso, conta com a colaboração dos próprios moradores, que podem relatar casos suspeitos pela Central de Atendimento (195) ou pelo Disque-Denúncia (181). A chamada é gratuita e não exige a identificação de quem telefona.

Este conteúdo te ajudou?
59 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias