Notícias

Ponte Pênsil: um dos marcos da construção no Brasil

 17/05/2018 às 15:00

Localizada entre os Morros dos Barbosas e Japuí, a Ponte Pênsil de São Vicente foi idealizada em 1910, com o desafio de melhorar as condições sanitárias do local. No século XX, a região litorânea do Estado de São Paulo era vítima de febre amarela, leptospirose, entre outras doenças causadas por falta de saneamento. 

Foi quando Saturnino de Brito, engenheiro sanitarista, viu a necessidade de criar um sistema de esgotamento para evitar a propagação. Assim, foi idealizada a construção de uma ponte sobre o Mar Pequeno, para servir de suporte à instalação de tubulações – emissários – que conduziriam o esgoto ao Oceano Atlântico. A obra previa uma ponte com um vão livre de 180 m entre duas torres, 6,5 m de largura e 5 m de altura, acima da maré máxima, suspensa por 16 cabos de aço, ancorados em quatro blocos e apoiados em quatro torres metálicas revestidas de concreto.  Nas laterais, está o leito para a travessia de pedestres. 

Inaugurada em 21 de maio de 1914, a Ponte Pênsil de São Vicente, conhecida internacionalmente, é considerada um marco na construção  no Brasil, por sua aparência grandiosa, sendo um dos principais monumentos históricos, turísticos e cartão postal da região. Tombada pelo Condephaat, em abril de 1982, além de suportar os emissários, é responsável também pela ligação da ilha ao continente. 

 

Este conteúdo te ajudou?
38 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.