Notícias

Sabesp arrecada lacres e latas de alumínio e doa 52 cadeiras de rodas

 20/06/2018 às 12:00

Campanha solidária e entrega da cadeira de rodas

Colaboradores da Sabesp arrecadaram quase 3 toneladas de lacres de alumínio e  outras 221,9 mil latas de aço para reciclagem do material e aquisição de 52 cadeiras de rodas que foram doadas a entidades assistenciais. 

No Vale do Paraíba, a ação “Lacre Solidário” começou em novembro de 2014 e já permitiu a doação de 11 cadeiras de rodas. “É muito gratificante coordenar esta campanha, que vai muito além da compra de uma cadeira de rodas. É uma questão de mudança de atitude e de amor ao próximo, onde um simples lacre de alumínio, que sozinho não tem valor algum, somado a outros, se transforma em algo de grande utilidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de quem precisa. Ao mesmo tempo, a ação também propõe uma reflexão sobre a conservação ambiental", ressaltou Resemary Motta, coordenadora da iniciativa da Sabesp na região.

Na maior parte das áreas da companhia onde a campanha existe, a iniciativa começou por ideia de funcionários. Primeiro, as contribuições vinham dos colaboradores, depois de suas famílias, até que se estendeu aos clientes e a população em geral. Hoje, é comum ver jovens e adultos, engajados, entregando quilos e mais quilos de anéis ou latas de alumínio em escritórios da Sabesp.

Na Baixada Santista, a campanha teve início em dezembro de 2012 e, de lá para cá, 16 cadeiras de rodas já foram entregues a entidades assistenciais. “É muito bom fazer parte disso. Ajudar a natureza com uma atitude tão simples e, ao mesmo tempo, poder reverter essa ação em benefício de pessoas que se encontram temporária ou definitivamente limitadas em sua locomoção.

Foram beneficiadas com a campanha Instituições especializadas em atendimento a portadores de paralisia cerebral e outras deficiências físicas, asilos, igrejas, empregados aposentados da Sabesp, enfim, com muito pouco, fazendo muito mais”, disse Silvia Helena Gomes, coordenadora da iniciativa na Baixada Santista. 

Na cidade de São Paulo, por sua vez, a campanha “Transforme latinhas de alumínio em cadeiras de rodas”, da Sabesp vai um pouco além dos lacres. Desde 2012, a companhia arrecadou 221,9 mil latas de alumínio. Todo o material foi vendido a empresas de reciclagem, possibilitando a aquisição de 25 cadeiras de rodas que foram doadas a quem mais precisa.

“A campanha é muito mais do que uma ação de social que promove a inclusão, mobilidade e independência das pessoas. Além de contribuirmos com a preservação dos recursos naturais necessários para a produção do alumínio, estamos estimulando a força de trabalho a se engajar nas causas que contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Em cinco anos já ajudamos a economizar mais de 13 toneladas de um recurso natural, a bauxita ”, contou Luzia Florio Martin, gestora da Célula de Meio Ambiente na Unidade de Negócio Centro, da Sabesp.

O meio ambiente agradece

As campanhas da Sabesp para arrecadação de alumínio e seu encaminhamento para reciclagem, além de ajudar o próximo tem um grande papel na preservação do meio ambiente. O resíduo demora anos para se decompor e seu reaproveitamento ajuda a reduzir o volume de material em aterros sanitários, bem como diminui a necessidade de extração de matéria-prima da natureza. Outra vantagem é que o processo de reciclagem utiliza apenas 5% da energia elétrica se comparado à produção de alumínio primário.

 

Este conteúdo te ajudou?
18 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.