Notícias

Pitch Sabesp é apresentado em encontro sobre inovação

 06/11/2018 às 15:50

A inovação em saneamento foi tema de discussões em encontro realizado ontem (5/11) no espaço Habitat do InovaBra, do Banco Bradesco. Em um conjunto de 22.000 m² localizado na região da Avenida Angélica, a diretora-presidente, Karla Bertocco Trindade, se reuniu com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Roberval Tavares de Souza; com Antranik Haroutiounian, diretor de Pesquisa e Inovação do Banco Bradesco; e Lucas Nogueira, head no InovaBra Habitat.

O InovaBra Habitat é um centro de inovação colaborativa, que conta com espaços integrados para troca de conhecimentos e experiências, além de laboratórios para ideação, prototipação e testes de conceitos; e que promove a integração entre empresas, startups e investidores.

Em consonância com o espaço, o enfoque da apresentação da executiva da Sabesp foi o Pitch Sabesp, uma chamada pública para selecionar projetos inovadores que contribuam com a área do saneamento básico, trazendo soluções para os desafios enfrentados pela companhia e lançado em setembro. 

Karla ressaltou as dificuldades de trazer e implantar inovações na administração pública e a necessidade de que essas inovações cheguem ao setor de saneamento, área de grande impacto social: “Eu realmente não vejo futuro na melhoria na prestação de serviços públicos sem uma participação mais intensa do ecossistema de inovação, com a participação de startups. (...) É muito difícil que empresas consigam evoluir na velocidade que as pessoas esperam, mantendo-se fiel apenas às formas tradicionais de prestar o serviço. Quer dizer, se a gente não inovar, nós vamos ter muita dificuldade em atender o nosso cliente”, destacou Karla.

Parcerias e a importância de novos olhares sobre os problemas do saneamento foram assuntos ressaltados por Karla em sua apresentação, que também deu aos presentes um panorama do setor no Brasil, marcado por grandes dificuldades, inclusive no saneamento. Parte dessas dificuldades do setor formou os desafios propostos no Pitch Sabesp. A executiva destacou as cinco áreas de atuação propostas e demonstrou o engajamento da companhia na inovação, através de parcerias, novos olhares e investimento para a aproximação com as tecnologias desenvolvidas por startups.

A importância da atuação das startups foi o destaque da apresentação de Roberval Tavares de Souza, que apresentou o espaço Startup que a Abes incluiu na Fenasan 2017 e anunciou um espaço dedicado ao tema no congresso internacional Rio Water Week, que ocorre entre os dias 26 e 28 de novembro, no Rio de Janeiro, o Espaço Startup Abes 2.0.

Antranik Haroutiounian apresentou o novo conceito do Bradesco, o InovaBra, focado em inovação e implementado desde 2010. Para o executivo, somente a inovação interna não é suficiente, sendo necessária a integração com novos projetos, com todas as áreas de uma empresa e com essas novas visões, advindas das startups e demais fornecedores.

Ao final das apresentações, as autoridades fizeram um tour pelo espaço Habitat, um ambiente de trabalho integrado na modalidade coworking que já abriga diversas grandes empresas e startups.

 

Este conteúdo te ajudou?
2 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.