Notícias

Programa Onda Limpa melhora qualidade das praias do litoral paulista

 03/12/2018 às 00:00

Maior programa de saneamento ambiental da costa brasileira, o Programa Onda Limpa completa 11 anos com importantes avanços na saúde pública e qualidade de vida dos moradores da Baixada Santista. Desde o início do programa, em 2007, a cobertura com coleta de esgoto saltou de 54% para 77%, além do tratamento de 100% do esgoto coletado. 

Em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês), as obras já demandaram investimentos de R$ 2,7 bilhões entre projetos e obras de expansão de redes e ligações de esgoto, coletores-tronco, elevatórias e estações de de tratamento. 

Além da melhoria nas condições de saúde, as obras feitas pela Sabesp trazem benefícios para a balneabilidade das mais de 80 praias da região, com incentivo à atividade econômica, ao turismo e à geração de empregos e renda. 

Segundo o Relatório de Qualidade das Praias Litorâneas do Estado de São Paulo, divulgado recentemente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os pontos ótimos ou bons de medição da qualidade da água dobrou em relação a 2011, passando de 36 para 70. Já os pontos ruins ou péssimos caíram pela metade.

O Programa Onda Limpa continua e a Sabesp ainda investirá R$ 2,9 bilhões em obras futuras na Baixada Santista e Litoral Norte de São Paulo. Serão mais de 700 km de redes coletoras de esgoto e mais 70 mil novas ligações domiciliares, bem como estações de tratamento de esgotos e instalações complementares para beneficiar tanto a população local quanto os turistas que frequentam as praias. 

Este conteúdo te ajudou?
0 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.