Fórum Mitos & Fatos, da Rádio Jovem Pan, contou com a presença da Sabesp

19/02/2019 às 00:00

Mitos & Fatos

Quais os mitos e os fatos que cercam a medicina, a pesquisa, a educação, a saúde de milhões de brasileiros? Esses são os tipos de debates propostos pela Jovem Pan no Fórum Mitos & Fatos, um evento que acontece já há três anos. Tendo a saúde como tema, a primeira edição de 2019 contou com a participação do superintendente Roberval Tavares de Souza, da Unidade de Negócio Sul da Sabesp.

Tavares participou do painel Pesquisa – Estamos matando o futuro?, junto com Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e de Claudio Lottenberg, presidente do UnitedHealth Group Brasil. O debate foi mediado pela jornalista Denise Campos de Toledo. No painel, ele afirmou que todos os assuntos relacionados ao saneamento básico – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto e destinação de resíduos sólidos – impactam na saúde da população. Também destacou que o capital privado é fundamental para o Brasil avançar na questão do saneamento.

O superintendente informou que a cada R$ 1,00 investido em saneamento básico, o Estado economiza, a médio e longo prazo, R$ 4,00 na saúde. Ele citou como exemplo a operação da Sabesp em Guarulhos, iniciada em janeiro deste ano. “Os investimentos anteriores eram equivalentes aos de cidades de pequeno porte. Em dois ou três anos teremos diferenças significativas que poderão ser notadas nos gastos em saúde do município”.

Para garantir a universalização do saneamento básico, Tavares afirmou que a Sabesp tem um plano de investimento muito forte nos próximos anos e que a participação do capital privado é fundamental. “Temos 35 milhões de pessoas no Brasil sem acesso à água potável. Apenas com a união do público com o privado conseguiremos avançar no saneamento”.