Notícias

Sabesp assume serviços de esgotos em Guarulhos

 23/09/2019 às 18:00

Sabesp assume tratamento de esgoto em Guarulhos

A Sabesp vai assumir o tratamento de esgoto em Guarulhos. Desde agosto passado, a Companhia já vinha executando o serviço de forma emergencial, a pedido da prefeitura. O novo acordo com o município foi anunciado nesta segunda-feira (23/9) pelo governador João Doria, no Palácio dos Bandeirantes. A Sabesp também opera, desde janeiro, o abastecimento de água na cidade, com mais de 1 milhão de pessoas retiradas do rodízio, e a coleta de esgoto. 

“Já resolvemos a questão da água em Guarulhos, acabamos com o rodízio na cidade. Agora, também por meio da Sabesp, vamos assumir o tratamento de esgoto do município. Isso vai permitir acelerar o programa de despoluição do Rio Tietê, que é uma das nossas metas prioritárias, ao lado do Novo Rio Pinheiros”, disse Doria.

“Imaginar despoluir o Tietê sem o completo tratamento de esgoto de Guarulhos, uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, seria impossível. Já estamos fazendo obras de interceptores de grande dimensão no rio. A partir desse tratamento em Guarulhos, eles vão permitir que possamos acelerar ainda mais o processo de despoluição na Região Metropolitana”, explicou o presidente da Sabesp, Benedito Braga. 

Duas estações de tratamento localizadas em pontos estratégicos da região leste de São Paulo estão preparadas para receber o esgoto de Guarulhos: a ETE Parque Novo Mundo e a ETE São Miguel. Obras de ampliação da ETE Parque Novo Mundo devem ser iniciadas ainda neste ano. 

PROJETO TIETÊ

Além de melhorar a qualidade de vida da população de Guarulhos, principalmente em questões ligadas à saúde, a ampliação do tratamento de esgoto vai contribuir para a despoluição dos cursos-d’água da região, que integram a bacia do Rio Tietê. Guarulhos é um dos municípios que mais despejam esgoto sem tratamento no rio. 

A região já conta com obras em andamento do Projeto Tietê (como os interceptores ITi-15 e ITi16), programa de saúde pública focado na ampliação da coleta e do tratamento de esgoto que já beneficiou mais de 10 milhões de pessoas na Grande São Paulo. 

Do início do Projeto, em 1992, até 2018, a coleta na Região Metropolitana de São Paulo passou de 70% para 89%; já o tratamento foi de 24% para 78%. O trabalho vem contribuindo para a redução da mancha de poluição do Tietê, que apresenta tendência de queda histórica desde a década de 1990, ainda que com algumas flutuações momentâneas, segundo o relatório anual da SOS Mata Atlântica. A mancha, que era de 530 km em 1992, chegou a 163 km em 2019, redução de cerca de 70%.

Água

Em janeiro passado, a Sabesp assumiu o abastecimento de água em Guarulhos. Cerca de 1 milhão de pessoas já passaram a receber o fornecimento regular, deixando o sistema de rodízio. A meta da Companhia é providenciar água a todos os guarulhenses até o aniversário da cidade, em 8 de dezembro.

Mais de 400 bairros foram beneficiados. Dentre eles: Bonsucesso, Cabuçu, Centro, Cecap, Cidade Aracília, Gopoúva, Jardim Tranquilidade, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Inês, Jardim Monte Alegre, Jardim Paraíso, Ponte Grande, Recreio São Jorge, Santa Mena, Taboão, Vila Barros e Vila Galvão.

Este conteúdo te ajudou?
0 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.