Notícias

Sabesp mantém Operação Verão reforçando o atendimento durante Carnaval na Baixada Santista

 21/02/2020 às 10:00

Empregados Litoral

Durante toda a temporada de verão, a Sabesp mantém o planejamento traçado ao longo do ano para reforçar o atendimento aos sistemas de abastecimento de água tratada e de coleta e tratamento dos esgotos da Baixada Santista. Para este feriado de Carnaval, a Empresa ainda realizou medidas corretivas em áreas mapeadas diante das ocorrências pontuadas na virada do ano, além de ter providenciado a contratação de uma estação móvel para tratamento de água para Bertioga, que produzirá até 30 litros de água potável por segundo.

Equipe de 600 profissionais integra o plantão operacional 24h, e permanecem disponíveis geradores móveis e 22 caminhões-pipa da Empresa distribuídos estrategicamente por toda a região para atendimento emergencial.

A Baixada passou pelo período de maior concentração de pessoas, entre Natal e Ano Novo, quando se estimou a presença de 5,8 milhões de pessoas. Nestes momentos de lazer, o consumo diário de água por habitante chega a ser mais de três vezes o volume médio recomendado (110 l/hab/dia) pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por isso é essencial que todos economizem a água, evitando desperdícios.

Entre as melhorias contínuas nos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário das nove cidades, durante todo ano de 2019 foram aplicados R$ 237 milhões em 86,5 km de novas tubulações de água e esgoto, incluindo as obras do programa Onda Limpa. Também foram feitas pesquisa de vazamento de água por geofonamento, inspeção preventiva e limpeza de rede coletora de esgoto, substituição de hidrômetros e ramais de água, troca de válvulas redutoras de pressão, setorização do abastecimento por bairros e vistorias prediais. 

Material informativo

A Companhia mantém as ações voltadas à conscientização de moradores e turistas para a importância da economia no consumo de água. Além da campanha nos principais veículos de comunicação, voltou-se a reforçar a distribuição de material informativo em locais de grande movimentação de pessoas. Enquanto muitos ‘caem na folia’, serão distribuídos por toda Baixada Santista leques, cartazes, folhetos, tag de hotéis e lixo car. 

Mais infraestrutura 

E já está prevista para este ano a contratação de obras para a construção de cinco reservatórios de água tratada: em Bertioga (5 milhões de litros, no bairro Jardim Mogiano e valor estimado em R$ 6 milhões), Guarujá (10 milhões de litros, no bairro Morrinhos, com valor estimado em R$ 11 milhões), Santos (500 mil litros, no bairro Caruara e valor estimado em R$ 1 milhão), Itanhaém (10 milhões de litros, no Centro e valor estimado em R$ 11 milhões) e Peruíbe (5 milhões de litros, no bairro Prados e valor estimado em R$ 6 milhões). A previsão é que os novos centros de reservação entrem em operação no fim do 2º semestre de 2020. Isso garantirá mais disponibilidade de água tratada aos municípios diretamente atendidos, aumentando a flexibilidade do sistema integrado da Baixada Santista.

 

Sabesp descentraliza atendimento para agilizar serviço no Carnaval no Litoral Norte

No Litoral Norte, a Sabesp atua em regime especial para atendimento da população, com polos descentralizados de manutenção em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. A ação faz parte do planejamento da Companhia iniciado em 2019 prevendo o aumento da demanda na alta temporada de verão.

Esses polos descentralizados facilitarão o acesso a regiões mais distantes, otimizando atendimento às demandas registradas pela Central de Atendimento, redes sociais e aplicativo da Sabesp para celular. 

Para reforçar o atendimento na região haverá um polo descentralizado na ETE Massaguaçu para atender a população local e outros bairros da região norte do município e ainda a região de Maranduba, em Ubatuba. Em Ilhabela o polo especial está instalado na região do Perequê. Em São Sebastião, a comunidade da Costa Sul também terá a descentralização dos serviços em um canteiro no bairro de Boiçucanga, preparado com equipamentos e mão de obra especializada para agilizar o atendimento a ocorrências.

A Companhia reforçou sua frota com mais seis caminhões-pipa para as quatro cidades da região e três caminhões “combinados” para manutenção em redes coletoras de esgotos.

Outro ponto importante é o uso de bicicletas elétricas para o atendimento à população, o que tem agilizado os serviços pois facilita o deslocamento de funcionários mesmo em situações de grande fluxo de veículos, como têm acontecido nos finais de semana e feriados prolongados. Ao todo, 12 bicicletas foram disponibilizadas pela Companhia e estão em circulação nas cidades de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Haverá também reforço de mão de obra. A Companhia contratou em caráter temporário, para atuação entre os meses de dezembro de 2019 e março de 2020, 62 funcionários que trabalham nos quatro municípios nas funções de agente de saneamento ambiental e técnico em sistemas de saneamento. 

Além dos polos decentralizados e equipes de plantão 24 horas, a Companhia conta com 36 geradores de energia para garantir a confiabilidade nas operações de abastecimento de água e coleta/tratamento de esgotos, sendo 3 unidades-reserva e outros 8 equipamentos para Caraguatatuba, 11 para São Sebastião, 8 para Ilhabela e 6 para Ubatuba.

A Empresa permanecerá à disposição da população durante 24 horas pela sua Central de Atendimento Telefônico Gratuito 0800 0550195 ou no 195. Além da Agência Virtual no www.sabesp.com.br ou no aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android, que permite enviar fotos da ocorrência junto à solicitação de vistoria.

 

Este conteúdo te ajudou?
0 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.