Sabesp solta 5 mil peixes no rio Verde em comemoração do Dia Mundial da Água

05/03/2020 às 12:00

Crianças durante soltura de peixes em ItaporangaA Sabesp realizou a soltura de 5 mil peixes no rio Verde, em Itaporanga, nesta quinta-feira (5/3). A atividade tem como objetivo a recuperação do meio ambiente e fez parte das festividades do aniversário do município, celebrado na sexta-feira (6/3), e também marca o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março.

O evento contou com a participação de 500 alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes soltaram peixes da espécie curimbatá, também conhecido como papa-terra, para repovoamento e preservação de espécies nativas na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema.

“A Sabesp que é uma empresa com responsabilidade socioambiental, obviamente, não poderia deixar de ter uma ação ativa para comemorar datas tão importantes como o aniversário da Itaporanga e o Dia Mundial da Água. As crianças que são o futuro do Estado, do nosso País, puderam ver uma ação efetiva em prol do meio ambiente. Isso prova a responsabilidade da Sabesp não só com o trabalho de saneamento, mas também no cuidado com o meio ambiente que é onde nós vivemos”, destacou o superintendente da Sabesp no Alto Paranapanema, Ivan Sobral.

Com a ação, a Sabesp espera conscientizar a população sobre a importância da preservação da fauna aquática e dos rios e promover a restauração dos ecossistemas relacionados com a água.  A atividade traz ainda benefícios diretos aos mananciais e ao meio ambiente.

“A Sabesp é uma empresa muito parceira do nosso município. Ao longo da minha carreira pública eu tive muita atenção em relação ao saneamento básico. Eu fico muito feliz. Conseguimos fazer muitas expansões de rede de água e esgoto e há um trabalho muito sincronizado. E só quem tem a ganhar é a população e a cidade”, ressaltou o prefeito Douglas Roberto Benini

O trabalho desenvolvido pela Companhia nos últimos anos contribuiu diretamente para o rio Verde permanecer enquadrado na classe 2. Isso significa que as características das águas em seus rios e córregos permitem sua utilização para abastecimento humano, pesca, irrigação, entre outras atividades que contribuem para a economia. Atualmente, Itaporanga tem toda a população atendida com abastecimento de água. Já o índice de coleta de esgoto é de 91,7% e o tratamento de 100%.