Coronavírus

27/03/2020 às 00:00

AÇÕES DA SABESP NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Água é essencial à vida, à saúde e à prevenção de doenças, especialmente diante da pandemia que estamos enfrentando.

A Sabesp atua de forma efetiva para atender a população e garantir os serviços essenciais de saneamento. Afinal lavar as mãos e reforçar os hábitos de higiene são os principais recursos no combate à expansão da COVID-19.

Nossas equipes trabalham 24 horas nas instalações de água, esgotos, zelando pela manutenção e funcionamento dos sistemas, atuando, inclusive,  nas ruas para garantir a  continuidade dos nossos serviços e contribuir com as condições de higiene e saúde da população.

ISENÇÃO NAS TARIFAS

A Sabesp vai isentar do pagamento das contas de água e esgoto os clientes das categorias de uso Residencial Social e Residencial Favela. Em todo o Estado, mais de 2 milhões de pessoas que já inscritas serão beneficiadas. A medida vai valer por três meses (abril, maio e junho) para contas emitidas a partir de 1º de abril de 2020 em todo o Estado de São Paulo. A Tarifa Social Residencial é destinada a residências unifamiliares, desempregados, habitações coletivas ou remoção de área de risco que atendam os critérios definidos pelo comunicado tarifário.

SABESP DIGITAL

Serviços digitais foram reforçados para atender a população e, mesmo com as agências de atendimento fechadas, nossos colaboradores estão nas instalações para atender a população pelo telefone ou chat.

A Sabesp concentrou o atendimento nos canais digitais, agência digital e aplicativo Sabesp Mobile, e ampliou as opções de serviços pela Central de Atendimento telefônico.

DOAÇÃO DE CAIXAS D’ ÁGUA

Doação de caixas d' águaPor causa da pandemia, a empresa adotou ações para garantir o abastecimento, para higienização urbana e ações voltadas a famílias de baixa renda. Foram distribuídas mais de 3.800 caixas-d’água a moradores que não têm o reservatório, conforme determina norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre a obrigatoriedade de ter reservação.

A ação começou em Paraisópolis, segunda maior comunidade de São Paulo, com 100 mil moradores área altamente adensada e situada em regiões mais altas que dificultam a recuperação do fornecimento em caso de manutenções emergenciais ou programadas.

A meta é chegar a 4,5 mil unidades distribuídas e trabalho conta com a parceria da Prefeitura de São Paulo e a doação de caixas d’ água pela Amanco Wavin do Brasil, Tigre e Fortlev e se estendeu a todas as regiões da capital, Grande São Paulo e algumas cidades do Interior.

INSTALAÇÃO DE LAVATÓRIOS PÚBLICOS

Outra iniciativa realizada pela Sabesp é a instalação de lavatórios públicos em diferentes pontos da cidade de São Paulo e cidades do Interior e Litoral como forma de ajudar a população a manter os hábitos de higienização das mãos e atender a principal forma de prevenção à doença: lavar as mãos com água e sabão.

Em 65 cidades do Interior e Litoral atendidas pela Sabesp, já foram instalados 220 lavatórios e 14 bebedouros.

Na Região Metropolitana de São Paulo, já foram instalados 95 lavatórios, incluindo a Capital (com 10 na região central), Guarulhos, Carapicuíba, Diadema, Santo André e Itapevi. Na cidade de São Paulo, parceria entre a Prefeitura e a Sabesp prevê a implantação de um total de 100 lavatórios em comunidades mais vulneráveis, e a Companhia está preparada para ampliar esta ação.

LIMPEZA DE RUAS E HOSPITAIS

Limpeza de ruas e hospitais em todo Estado

Como forma de combater a expansão do coronavírus, a Sabesp já realizou a higienização de mais de 350 hospitais, unidades de saúde, pronto – atendimento, além de instalações como o Bom Prato e outros locais de grande circulação, com a utilização de água e maior quantidade de cloro. Cerca de 290 municípios paulistas foram beneficiados e na Região Metropolitana de São Paulo há utilização da água de reuso. O produto, proveniente do tratamento de esgotos, não pode ser utilizado para fins potáveis, mas já é aplicado na limpeza de ruas e, na atividade atual, recebe dose adicional de cloro. Foram doados 1,2 milhão de litros de água para as cidades de São Paulo, Cubatão e Rio Grande da Serra para auxílio nestas atividades.

A Unipar, indústria química que produz cloro, está doando hipoclorito de sódio para colaborar com estas medidas importantes de limpeza e prevenção.

VOLUNTARIADO

Doação de cestas básicasEm todo Estado de São Paulo, o grupo de voluntários da Sabesp, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, está mobilizado para arrecadar e doar cestas básicas a famílias carentes, bem como levar hipoclorito de sódio a instituições sociais.  Os colaboradores realizam, ainda, a entrega de cadeira de rodas, produtos de limpeza e higiene.

No total, cerca de 430 voluntários da Sabesp participaram de mais de 83 ações de arrecadação de alimentos e produtos de higiene que beneficiaram 64 instituições. Ao todo, já foram arrecadados na Região Metropolitana, Interior e Litoral 35 toneladas de alimentos e 17 toneladas de kits de higiene.

DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE HIGIENE

Em uma ação de co-branding da Sabesp com as empresas Nívea e Fiat, serão distribuídos kits de higiene em áreas de alta vulnerabilidade na Capital, entre elas a região do Córrego Zavuvus, na zona sul. Nessa comunidade, a Sabesp trabalha para ampliar a infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto por meio de obras do programa Novo Rio Pinheiros, que visa despoluir os córregos afluentes do rio.

Serão distribuídas 10 mil unidades de álcool gel, 200 mil sabonetes em barra, 10 mil sabonetes líquidos e 10 mil cremes.

OUTRAS AÇÕES

Em cidades atendidas pela Sabesp no Interior e Litoral, foram já distribuídos mais de 5.000 kits de higiene e 2.500 kits de alimentação em parceria com prefeituras e organizações da sociedade civil.

CONSCIENTIZAÇÃO, DICAS E ORIENTAÇÕES

Nas redes sociais e canais externos, a Sabesp preparou tutoriais sobre serviços, dicas de economia, higiene e cuidados com a saúde, seguindo as orientações das autoridades e ajudar na conscientização de famílias.

NOTÍCIAS

marcador Sabesp instala mais 8 lavatórios na zona sul da capital para combater coronavírus

marcador Sabesp e Hospital Municipal de Diadema instalam lavatório para pacientes e população em geral

marcador Marcas se unem em ação co-branding para levar produtos a áreas de baixa renda