Notícias

Sabesp promove oficina e bate-papo sobre meio ambiente no Jardim Ana Maria

 15/12/2020 às 00:00

Ação Novo Rio Pinheiros com hortas e oficinas

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade em relação aos cuidados com o meio ambiente, no início de dezembro foi realizada uma atividade educativa, com palestra e oficina de hortas verticais, no Jardim Ana Maria, na região do Campo Limpo.

A atividade foi organizada pela equipe socioambiental do Consórcio Rio DBO – Alto Pirajuçara, responsável pelas obras de saneamento do Programa Novo Rio Pinheiros, em parceria com a Sociedade Ecológica Amigos do Embu (SEAE).

Com a participação de 13 moradores da região, a reunião foi conduzida pelas biólogas Inara Siqueira e Isadora de Carvalho da SEAE. Na oportunidade foram abordados assuntos como saneamento básico e tratamento de água, a importância da preservação dos recursos hídricos, a necessidade do descarte correto de resíduos e a reutilização de materiais para diminuição do impacto ambiental.

Durante a oficina, foram apresentadas aos participantes diversas espécies de plantas medicinais, alimentícias e ervas aromáticas, além de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). As biólogas discorreram sobre cada uma das plantas, explicando os benefícios de cada uma para a saúde e como utilizá-las no dia a dia.

Os presentes tiveram a oportunidade de criar uma horta vertical feita com garrafas PET e cordas. Além disso, cada participante recebeu uma muda de planta para cultivar nos vasos produzidos durante o evento e levar para casa. A utilização de garrafas plásticas para a construção de hortas, além de eliminar resíduos que antes poluiriam o ecossistema, também auxilia na economia de água durante a rega das plantas. Isso porque o tamanho e o material do recipiente ajudam a criar um microclima, com evaporação mais lenta da água, o que permite que as plantas fiquem úmidas por mais tempo e com menos regas.

Todas as atividades promovidas pelo Programa Novo Rio Pinheiros seguem os protocolos de prevenção à Covid-19: medição de temperatura, higienização das mãos com álcool gel, utilização de máscaras e organização do espaço para manter o distanciamento entre os presentes.

Novo Rio Pinheiros

A Sabesp investe ao todo R$ 1,7 bilhão no programa Novo Rio Pinheiros para conectar aproximadamente 533 mil imóveis à rede de esgoto, beneficiando com mais saúde e qualidade de vida uma população de 3,3 milhões de pessoas na região da bacia do rio Pinheiros em São Paulo, em Embu das Artes e em Taboão da Serra. Além de levar mais saúde para as pessoas e contribuir para a recuperação do meio ambiente, as obras da Sabesp no programa devem gerar 4,1 mil empregos. Até o momento, 47 mil imóveis já foram conectados à rede coletora, além da implantação de 44,8 km de tubulações.

 

 

Este conteúdo te ajudou?
1 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.