Notícias

Sabesp adota melhorias para ampliar serviços de saneamento nas cidades do Vale do Ribeira

 29/12/2020 às 10:00

A Sabesp realiza obras que vão melhorar o abastecimento de água nos municípios litorâneos do Vale do Ribeira, ampliando a segurança hídrica de moradores e visitantes de Iguape, Cananeia e Ilha Comprida. 

Em Iguape, a Companhia concluiu as obras de remanejamento da adutora do bairro Icapara, para melhorar o fornecimento de água à região. Já em Cananeia, os trabalhos de melhoria da Estação de Tratamento de Água (ETA) e de construção de um reservatório de 500 mil litros, além de outras ações para aperfeiçoar o abastecimento, devem estar concluídos até julho de 2021. Só os empreendimentos nesses dois municípios vão beneficiar diretamente cerca de 300 mil pessoas, entre moradores e turistas, com investimentos da ordem de R$ 6,2 milhões.

As obras e ações da Sabesp estão inseridas no Vale do Futuro, o Programa de Desenvolvimento do Vale do Ribeira criado pelo Governo do Estado. A iniciativa envolve ainda prefeituras e a sociedade civil para incentivar o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região. O trabalho da Sabesp contribui para melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, visando o desenvolvimento sustentável da sociedade através do saneamento e em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Além dos empreendimentos já em execução, a Sabesp tem em andamento licitações para concluir até novembro de 2021 um reservatório de 1 milhão de litros de água nos bairros de Icapara e Barra do Ribeira, em Iguape, e reforço da rede que atende essas localidades. Também será instalada até maio uma nova estação de tratamento de água com capacidade para 100 litros de água por segundo, beneficiando a população de Iguape e do município de Ilha Comprida. Os investimentos nessas obras totalizam R$ 9,9 milhões.

Uso consciente

As obras reforçam a segurança hídrica dos municípios, mas a Sabesp orienta moradores e turistas a sempre fazerem o uso consciente da água, evitando o desperdício principalmente nos dias de calor intenso. É importante também que todos os imóveis mantenham caixa-d’água com reservação para garantir o abastecimento por pelo menos 24 horas, como determina o decreto estadual 12.342/78, e que torneiras e demais equipamentos hidráulicos estejam conectados ao reservatório.

Este conteúdo te ajudou?
2 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.