Notícias

Programa Novo Rio Pinheiros revitaliza área no Campo Limpo

 01/03/2021 às 16:15

Antes e depois da ação com a comunidade

A Ação Alto Pirajuçara, frente que compõem o Programa de despoluição do Rio Pinheiros, concluiu as obras do coletor – tronco Diniz, grande estrutura que destina o esgoto para tratamento, no bairro Maria Virginia, distrito do Campo Limpo, na zona sul da capital. O Consórcio Rio-DBO – Alto Pirajuçara é o responsável pelas obras na região do Córrego Pirajuçara e, junto a sua equipe socioambiental, organizou uma ação de revitalização de um ponto viciado de descarte de lixo localizado na comunidade. 

Além da estrutura de esgotamento sanitário, o Programa Novo Rio Pinheiros promove ações de conscientização ambiental. Para despoluir o Rio Pinheiros, não basta lidar com o esgoto lançado nos córregos que nele desaguam, mas é também necessário cuidar dos resíduos que podem contaminar esses cursos d`água. Profissionais especializados, e que atuam nas próprias empresas contratadas pela Sabesp para executar as obras, trabalham junto à população local durante as obras para difundir as boas práticas com o meio ambiente. 

No Jardim Maria Virginia o resultado não poderia ser melhor. O espaço na Rua Francisco de Holanda foi local para descarte de muito lixo e agora se tornou um jardim com palmeiras, árvores frutíferas e plantas ornamentais. Além disso, pneus usados foram reciclados e customizados para serem usados como vasos. 

Parceria 

Para retirada dos resíduos, o Consórcio contou com a empresa EcoSampa. A ONG ‘Cores e Sabores’ doou mudas de plantas ornamentais e a Subprefeitura do Campo Limpo forneceu placa de sinalização com informações sobre a lei de proibição de descarte inadequado de lixo, além das “bolachas” de madeira para decoração do local. 

O trabalho na área foi executado em duas etapas: no primeiro momento foi realizada a limpeza do espaço e o plantio de algumas mudas. Em outra data aconteceu a restauração dos pneus, o plantio de mudas e árvores frutíferas, além da cobertura do solo com pedriscos. 

Durante toda a ação, moradores e lideranças comunitárias da região estiveram presentes e contribuíram com o trabalho. 

Novo Rio Pinheiros

A Sabesp investe ao todo R$ 1,7 bilhão no programa Novo Rio Pinheiros para conectar aproximadamente 533 mil imóveis à rede de esgoto, beneficiando com mais saúde e qualidade de vida uma população de 3,3 milhões de pessoas na região da bacia do rio Pinheiros em São Paulo, em Embu das Artes e em Taboão da Serra. Além de levar mais saúde para as pessoas e contribuir para a recuperação do meio ambiente, as obras da Sabesp no programa devem gerar 4,1 mil empregos. 

Este conteúdo te ajudou?
2 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Clubinho Sabesp

 

Simuldor de consumo