Notícias

Educação ambiental e despoluição de córregos são temas de webinar da Sabesp

 26/03/2021 às 10:00

O trabalho social e a educação ambiental com a participação da comunidade, em conjunto com as instituições públicas, são fundamentais para a recuperação e a preservação de córregos e rios urbanos, apontou o Webinar dos Córregos de São Paulo, promovido nesta quinta-feira (25/3) por Sabesp, Instituto Limpa Brasil, Gazeta de Pinheiros e Rotary Club. “As pessoas que fazem parte da sociedade ativa vão nos ajudar a chegar a esse objetivo maior, que é a limpeza dos nossos córregos”, afirmou Aurélio Fiorindo Filho, superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp.

O evento abordou o programa Córrego Limpo, da Sabesp, que levou à despoluição e à preservação em especial do Córrego Sapé. O debate contou também com Edilainne Muniz, coordenadora do Instituto Limpa Brasil; Wilson Donnini, diretor do Jornal da Gazeta de Pinheiros; Sérgio de Castro, historiador, jornalista e decano do Rotary Club; e Edileide Elizete da Silva Prado, líder da Comunidade Sapé.

O córrego Sapé tem 3,0 km de extensão, sendo parte canalizada. Sua área de abrangência inclui bairros importantes da zona oeste da capital como Vila Madalena, Butantã e Rio Pequeno. Realizada dentro do programa Córrego Limpo, que tem a parceria da Prefeitura de São Paulo, a ação abrange intervenções como readequação e manutenção de redes coletoras de esgoto e monitoramento constante das águas. A despoluição deste córrego leva mais saúde e qualidade de vida para cerca de 30 mil moradores da região.

A ação no Córrego Sapé, afluente do Rio Pinheiros, contribui também para o Novo Rio Pinheiros, conjunto de obras e empreendimentos para levar coleta e tratamento de esgoto para a população, favorecendo diretamente a despoluição do rio.

“Estamos trabalhando fortemente para despoluição dos nossos rios e córregos. E meu sonho, como todos que trabalham e moram em São Paulo, é ver o Rio Tietê e o Rio Pinheiros despoluídos”, concluiu Aurélio Fiorindo.

CÓRREGO LIMPO E NOVO RIO PINHEIROS

O Programa Córrego Limpo é realizado desde 2007 em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Já levou à despoluição e manutenção de 161 córregos da capital paulista, beneficiando diretamente 2,9 milhões de pessoas que habitam as áreas das bacias despoluídas e, indiretamente, toda a população do Estado.

O Novo Rio Pinheiros é um programa do Governo do Estado de São Paulo sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente que visa à despoluição do rio até dezembro de 2022. A atuação ocorre em diversas frentes: expansão da coleta e tratamento de esgotos; desassoreamento e aprofundamento do rio; coleta e destinação dos resíduos sólidos; revitalização das margens, além de iniciativas voltadas à educação ambiental.

A Sabesp está investindo R$ 1,7 bilhão no Novo Rio Pinheiros para conectar ao todo aproximadamente 533 mil imóveis à rede de esgoto e que já beneficiou com mais saúde e qualidade de vida 690 mil pessoas que moram em locais abrangidos pela bacia do rio Pinheiros em São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra.

Este conteúdo te ajudou?
0 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.