Notícias

Ação corujas realiza intervenção artística na Praça Portugal, em Pinheiros

 09/04/2021 às 15:00

Ação Novo Rio Pinheiros Praça Portugal

A  praça Portugal, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo recebeu benfeitorias que, além de embelezar o espaço, trazem uma reflexão sobre o papel da população no processo de revitalização do Rio Pinheiros.

A ação intitulada Caminhos da Natureza, é de autoria do Consórcio Coletor Pinheiros, composto pelas empresas Trail, Augusto Velloso e VAD Engenharia, contratada pela Sabesp para realizar a ampliação da capacidade de coleta das redes de esgotos e melhoria operacional nas bacias dos córregos Corujas e Verde. As obras de infraestrutura estão localizadas sobretudo na rua Butantã, rua dos Pinheiros e avenida Brigadeiro Faria Lima.

O projeto visa estimular a conscientização sobre a parcela de responsabilidade no processo de revitalização do rio e preservação das redes implantadas.

Na praça Portugal, a intervenção consistiu em sensibilizar a população sobre os prejuízos que os rios amargam com ações muitas vezes feitas de forma automática, como o descarte de lixo de forma incorreta. Bitucas de cigarros e embalagens de alimentos foram identificados como os principais resíduos que são levados às galerias de águas pluviais devido ao descarte incorreto, ocasionando entupimentos ou o encaminhamento ao rio Pinheiros.

Pensando em aproximar estas redes, muitas vezes ignoradas ou esquecidas pela população, foram realizadas pinturas nas tampas das bocas-de-lobo com a inscrição “O Rio Pinheiros Começa aqui, não jogue lixo”, como forma de identificar os córregos e galerias pluviais que deságuam no rio. A partir desta identificação, é esperada a redução do descarte inadequado dos materiais. 

Foram instaladas placas de identificação das espécies arbóreas na praça. Cerca de 10 espécies agora podem ser conhecidas por moradores e trabalhadores da região.

As intervenções podem ser conferidas de perto. A praça Portugal fica localizada no encontro das avenidas Henrique Schaumann e Rebouças, e a cerca de 2km da Marginal Pinheiros.

Ação Novo Rio Pinheiros Praça PortugalAção Novo Rio Pinheiros Praça PortugalAção Novo Rio Pinheiros Praça Portugal

Este conteúdo te ajudou?
0 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Clubinho Sabesp

 

Simuldor de consumo