Notícias

Sabesp revitaliza ponto viciado de descarte de lixo na Vila Pirajuçara

 17/05/2021 às 10:00

Ação Socioambiental Alto Pirajuçara

Levar mais qualidade de vida para a população: esse é o principal objetivo do Programa Novo Rio Pinheiros. Em busca de atingir esse propósito, a Sabesp, por meio da equipe socioambiental da Ação Alto Pirajuçara - Consórcio Rio-DBO - responsável pelas obras do programa no Córrego Pirajuçara – realizou mais uma revitalização no distrito do Campo Limpo.

Dessa vez, o local escolhido para ser transformado está localizado na Rua Américo Falcão esquina com a Rua Estância, na Vila Pirajussara. Dias antes da ação, a EcoSampa realizou a limpeza do espaço, com a retirada de entulhos e outros resíduos do ponto. Em seguida, a equipe do Consórcio realizou a manutenção da calçada e a construção de três canteiros para plantas. 

No dia da ação, a equipe socioambiental do Programa Novo Rio Pinheiros transformou o que era um ponto viciado de descarte de lixo em um local agradável para a população. Foram plantadas mudas ornamentais, duas pitangueiras e uma palmeira-bambu. Para o plantio foram reaproveitados pneus que, após a customização, foram usados como vasos. 

Para trazer um pouco de cor ao espaço, o muro do local também foi revitalizado com uma arte geométrica feita com pintura natural – técnica que utiliza terra, cal e elementos naturais como açafrão, carvão ativado e urucum para produzir tintas. Além disso, as bocas de lobo próximas ao ponto foram pintadas e estilizadas com stencil com a identidade visual do Programa Novo Rio Pinheiros. 

Durante a ação, alguns moradores estiveram presentes. Entre eles, Pedro dos Anjos Lazzarini, 7 anos, morador do bairro, que foi até o local junto com o pai para ajudar na reforma do espaço. “Amo plantas, na minha casa tem um pé de abacate e um de lichia. Também amo pintar! Pedi para o meu pai para a gente vir ajudar vocês”, comenta Pedro. 

A senhora Maria Luísa Pedro, moradora da Rua Américo Falcão, visitou o local após a revitalização. “Adorei, ficou muito bonito! Vou ajudar a cuidar e colocar água nas plantas. Agora só falta uma mesa com banquinhos para jogar dominó, quando passar a pandemia”, afirmou Maria.

Novo Rio Pinheiros

A Sabesp investe ao todo R$ 1,7 bilhão no programa Novo Rio Pinheiros para conectar aproximadamente 533 mil imóveis à rede de esgoto, beneficiando com mais saúde e qualidade de vida uma população de 3,3 milhões de pessoas na região da bacia do rio Pinheiros em São Paulo, em Embu das Artes e em Taboão da Serra. Além de levar mais saúde para as pessoas e contribuir para a recuperação do meio ambiente, as obras da Sabesp no programa devem gerar 4,1 mil empregos. Até abril de 2021, já foi possível coletar e enviar para tratamento do esgoto de 241,6 mil imóveis localizados na bacia do Pinheiros.

A despoluição de rios vai muito além do saneamento. Nesse sentido é imprescindível o envolvimento de toda a sociedade para o descarte correto dos resíduos, conexão de seus imóveis à rede de esgotos e conscientização socioambiental.

Este conteúdo te ajudou?
1 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Clubinho Sabesp

 

Simuldor de consumo