Notícias

Sabesp entrega primeira estação elevatória de água movida a gás

 01/06/2021 às 10:00

Para distribuição de água a regiões mais altas, a Sabesp utiliza uma estação elevatória de água tratada que conta com um sistema de bombeamento. Para esse sistema funcionar, é preciso energia elétrica. 

Nesta segunda-feira, 31 de maio, a Sabesp, a Prefeitura de Osasco e a Comgás inauguraram  a primeira Estação Elevatória de Água com bombeamento a gás do Brasil

Com a nova tecnologia, o acionamento das bombas deixa de ser elétrico e passa a ser feito por um motor a gás natural. A mudança permite maior estabilidade no bombeamento, aprimorando a eficiência operacional e garantindo maior regularidade no fornecimento de água, além de diversificar a matriz energética. Em comparação, o gás natural tem apresentado regularidade de fornecimento até 80 vezes maior que a eletricidade na Região Metropolitana de São Paulo. A aplicação oferece tecnologia consolidada de baixo risco e ambientalmente amigável. 

Os bairros beneficiados são Conceição e Jardim Primeiro de Maio (Chácara Fazendinha) que atendem 9.300 pessoas.

Redução de Perdas

A estação inaugurada faz parte de um conjunto de obras e serviços previsto que tem como objetivo principal a redução de perdas de água, por meio do aumento de eficiência operacional, na região de Osasco.

O aprimoramento de sistemas de bombeamento está previsto neste contrato por contribuir com essa eficiência operacional, ao permitir maior controle da pressão de água, evitando vazamentos e permitindo que seja disponibilizada apenas a quantidade necessária de água a ser distribuída, evitando assim as perdas. A construção da Estação Elevatória de Água Conceição, com tecnologia a gás, é uma inovação que valida, na prática, todos os benefícios esperados.

Além da inovação na elevatória que passa a funcionar a gás, foram realizadas obras para instalação de 6 quilômetros de adutoras, substituição de 25 quilômetros de tubulações, 16.500 trocas de ramais, entre outras ações que reduziram em 25% as perdas de água da região Sul de Osasco. O investimento total nesse programa de redução de perdas foi da ordem de R$ 50 milhões.

 

Este conteúdo te ajudou?
0 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Clubinho Sabesp

 

Simuldor de consumo