Notícias

Ação Alto Pirajuçara promove ações educativas na região do Campo Limpo e Embu das Artes

 25/06/2021 às 18:30

Ações educativas no CEU Campo Limpo

Neste mês de junho, a Ação Alto Pirajuçara realizou uma ação com os alunos do CEU Campo Limpo, que contou com quatro estações de atividades: na primeira, os alunos assistiram ao filme “H2O – O Defensor das Águas” da Sabesp, em que aprenderam sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. 

Na segunda estação, as crianças participaram de uma roda de contação de histórias ligadas ao meio ambiente. Já na terceira parada, aconteceu uma oficina de pintura e colagem utilizando elementos da natureza, como folhas, flores e galhos de árvores. 

Na última estação, a equipe do PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, da Secretaria Municipal da Saúde, falou aos alunos sobre os perigos da dengue e os cuidados a serem tomados para prevenir a doença e erradicar os pontos em que o mosquito Aedes Aegypti pode se desenvolver. Para finalizar a ação, o CEU Campo Limpo ganhou ainda uma Gelateca repleta de livros e um coletor de garrafas PET em formato de garrafa.

Embu das Artes

As atividades aconteceram também no município de Embu das Artes em uma pequena praça ao lado do córrego foi totalmente transformada.

Após a limpeza do local, a área foi revitalizada com a pintura dos muros, escadas, guias e também da ponte que atravessa o córrego. Também foi realizado o plantio de mudas de plantas ornamentais com a reutilização de materiais para serem usados como vasos.

A Unidade Móvel Socioambiental também esteve presente nessa ação. Em uma atividade de educação ambiental com as crianças da região, a equipe da UMS trabalhou os conceitos de uso consciente de água e preservação ao meio ambiente, por meio de vídeos, brincadeiras e jogos. Ao final, os pequenos que estavam presentes ainda aprenderam a reutilizar garrafas PETs, que antes seriam descartadas, para construir um brinquedo “vai e vem”.

Ações online

Devido a pandemia de Covid-19, todas as atividades contaram com número reduzido de participantes. Assim, para contemplar os moradores de toda a área em que o Consórcio Rio-DBO atua, foram pensadas algumas ações virtuais que aconteceram durante a semana.

Utilizando um aplicativo de mensagens, todos os moradores cadastrados receberam dicas de educação ambiental, como uso consciente de água e redução do uso de plástico, além de aprender um pouco sobre a história e a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Outra ação importante foi a realização de uma live sobre descarte correto de lixo e reciclagem. Com a participação de Marco Furlanetto, especialista em gestão de qualidade e meio ambiente, o evento online abordou o conceito de 5Rs, políticas públicas para o incentivo à reciclagem, além de orientações sobre como reduzir a quantidade de resíduos que produzimos.

Ao final da semana, foi lançado um vídeo tutorial com o passo a passo para a criação de uma composteira caseira - uma maneira simples, fácil e barata de reduzir o descarte de lixo orgânico e transformá-lo em adubo e biofertilizante, materiais ricos em nutrientes que podem ser utilizados em plantas e jardins.

Para assistir a Live sobre reciclagem e o vídeo da composteira caseira, acesse o canal no YouTube da Ação Alto Pirajuçara: https://www.youtube.com/c/AçãoAltoPirajuçara

 

Este conteúdo te ajudou?
0 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Clubinho Sabesp

 

Simuldor de consumo