Notícias

Programa de Uso Racional da Água e seus primeiros passos

 28/09/2017 às 10:00

Quem vê o Programa de Uso Racional da Água (PURA) da Sabesp hoje, não tem ideia de que a iniciativa já existe há 22 anos e que, aos poucos, conquistou espaço e importância para a redução do consumo e garantia de mais água fornecida à população.

O Programa foi criado em 1995 por Paulo Massato, atual Diretor Metropolitano da Sabesp, que na época ocupava o cargo de Superintendente de Apoio Técnico da Operação da Região Metropolitana. Neste período, São Paulo enfrentava uma severa crise hídrica e Massato incumbiu a engenheira Sônia Nogueira de montar e coordenar todas as ações do trabalho.

Para colocar o programa em ação, Sônia buscou a parceria de importantes instituições, em nome da Sabesp, como a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), criando, assim, uma equipe de estudos para elaboração da estrutura do projeto, que deveria envolver normas, legislação e ações tecnológicas, além da metodologia, ou seja, a forma como seria implementado.  Outra medida foi a inscrição do projeto no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), para conseguir suporte financeiro para realizar os testes iniciais.

Em seguida foi desenvolvido um projeto-piloto nas próprias dependências da Sabesp, como banheiros e cozinhas, afinal, como diz Sônia, “era preciso dar o exemplo”. E assim as primeiras formas do Programa de Uso Racional começaram a surgir até chegar ao patamar atual, com sua adoção em diversos prédios do Estado de São Paulo, gerando economia de água e contribuindo com a conservação do meio ambiente.

Saiba mais sobre a história do programa:

 Tecnologia no uso consciente da água

 Avanços do Programa de Uso Racional da Água após decreto estadual

 Mudança de hábitos: mais uma diretriz do Programa de Uso Racional da Água

 Programa de Uso Racional da Água: avanços na área sanitária e alcance nacional

 

 

Este conteúdo te ajudou?
17 1
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.