Início / Professores e estudantes / Água / Elementos químicos

Elementos químicos

A presença de sais minerais e outras substâncias comprovam que na natureza não existe água pura. Dependendo das características ela pode ser saudável ou nociva à saúde.

Como a água é considerada um dos maiores veículos transmissores de doenças, é necessário que passe por um rígido tratamento antes de ser distribuída à população.

Basicamente, uma empresa de saneamento, como a Sabesp, analisa a água do manancial que utiliza para, em seguida, definir o tratamento mais adequado. Sistemas de filtragem, decantação e floculação podem ser utilizados na remoção de elementos. Mas, quase sempre, há a necessidade de se adicionar à água alguns elementos químicos, fundamentais para garantir a sua potabilidade e, conseqüentemente, a saúde e o bem-estar da população.

Os elementos químicos mais utilizados são cal, cloro e flúor. Após o tratamento, a água passa constantemente por análises laboratoriais, a fim de garantir a distribuição de um produto de qualidade.
Conheça os produtos que são adicionados à água tratada:

Cal: Normalmente a aplicação ocorre na água bruta recolhida no início do tratamento, a fim de corrigir o pH (índice de acidez) da água.

Cloro: A adição de cloro é importante para a desinfecção da água, mantendo-a saudável durante todo o percurso, até chegar às torneiras. A cloração elimina microorganismos nocivos, evitando doenças.

Flúor: A prática da aplicação de flúor previne e reduz drasticamente a incidência da cárie dentária na população, principalmente durante a idade da formação dos dentes (até aproximadamente 14 anos).

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias