Início / Professores e estudantes / Meio Ambiente / Reciclagem de óleo

Reciclagem de óleo

O Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha tem como objetivo estimular o aproveitamento do óleo de fritura. Inserido na missão geral da empresa de criar soluções ambientais, o programa contribui para a preservação do meio ambiente.

Em 2007, a Sabesp, por meio da Unidade de Negócios Metropolitana Centro, apoiou a coleta de óleo de fritura organizada pela SAMORCC - Sociedade de Amigos do Bairro de Cerqueira César, em parceria com a ONG Trevo, há 20 anos especializada na coleta e beneficiamento de óleo de fritura.

A campanha se estende hoje pelos bairros da região dos Jardins, na capital paulista, com apoio cada vez maior da população (cerca de 1.200 dos 1.600 condomínios residenciais da região).

Existem 11.500 ligações de água e esgoto nessa área. O óleo é descartado em bombonas plásticas de 50 litros, fornecidas pela ONG Trevo, em geral mantidas na garagem dos prédios e coletadas quando cheias. A Sabesp colocou uma mensagem nas contas de água dos moradores da região, convidando-os a participar da iniciativa.

Com isso, a Sabesp decidiu apoiar mais propostas, como as organizadas em conjunto com as Prefeituras de Osasco, Registro, Itapetininga, Lins, Jales e Presidente Prudente, em parceria com entidades locais.

A Sabesp também quer apoiar o desenvolvimento de um protótipo de carrinho para catadores com um reservatório para óleo de fritura. O objetivo desta ideia é permitir aos catadores coletar óleo a granel e criar uma fonte de renda extra.

Além disso, são apoiadas iniciativas como a criação da Ecoleo, uma associação nacional para o apoio da reciclagem de óleo de fritura.

Logística

O ideal é recorrer às empresas e ONGs especializadas na coleta. Algumas delas fornecem cartazes, bombonas de 50 litros identificadas para estocagem e mantém um esquema de retirada programada ou a chamado. Em geral, pagam por litro fornecido, dependendo do volume e distância.

Também é possível doar o óleo para cooperativas de catadores e entidades. Algumas já ingressaram na reciclagem do óleo de fritura, e um contato útil é o Fórum Estadual Lixo e Cidadania (www.abesp-sp.org.br/lixo_cidadania) .

Há ainda a opção de levar aos postos de entrega voluntária, localizados algumas lojas de redes de supermercado, como o Pão de Açúcar e Extra, ou padarias e confeitarias que participam de um projeto lançado pelo Sindipan – Sindicato da Indústria de Panificações do Estado de São Paulo.

Destino

O óleo de fritura é beneficiado pelas centrais dos coletores, com a remoção de sólidos e água. Depois, é vendido para fabricantes de sabão, biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro, entre outros usos. A substância também pode ser utilizada na fabricação de sabão de pedra caseiro, mas esse procedimento exige medidas de segurança e autorização da ANVISA.

Como encontrar empresas e entidades que façam a coleta de óleo de fritura?

Na internet, há diversos contatos. Veja alguns deles:

www.ecoleo.org.br

www.trevo.org.br

www.dajac.com.br

www.bioauto.com.br

www.triangulo.org.br

www.ecosolidario.org.br

www.liriumreciclagem.com.br

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias