Córrego Limpo

Desde 2007, a Sabesp desenvolve o Programa Córrego Limpo em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, realizando intervenções nos córregos urbanos com vistas à sua despoluição, que na sua maioria são afluentes dos principais rios da Capital: Tietê e Pinheiros. As ações do Programa Córrego Limpo são complementares às intervenções do Projeto Tietê.

Dentre as principais ações destacamos a regularização de fontes de poluição por lançamentos clandestinos de esgotos nas galerias de águas pluviais ou diretamente nos cursos d’água não canalizados. À Sabesp cabe mapear, inspecionar e realizar a manutenção de redes coletoras, executar obras de remanejamento, ligações, interligações e prolongamento de redes coletoras, monitoramento da qualidade das águas. Realiza também através de um Programa denominado Governança Colaborativa a conscientização e educação da população local sobre o lançamento indiscriminado de lixo em cursos d’água, ou mesmo nas ruas, que posteriormente acessam os córregos por ocasião das chuvas. 

Para o bom andamento do Programa Córrego Limpo, a Sabesp também não deixa de atuar ininterruptamente na permanência dos córregos já despoluídos, realizando ações de monitoramento da água dos córregos e manutenções necessárias na rede de coleta de esgotos.

Até 2017 foram despoluídos 151 córregos na Capital, o que envolveu investimentos da ordem de R$ 254 milhões

Para 2018, estão previstas ações de entrega de três córregos despoluídos: Casa Verde I, Casa Verde II e o Tapera Vendas, nas regiões das Subprefeituras de Casa Verde e Aricanduva, beneficiando uma população dessas bacias de aproximadamente 24 mil, 20 mil e 47 mil habitantes respectivamente. O investimento previsto para 2018, que contribuirá para a despoluição desses novos córregos e para a manutenção dos córregos já despoluídos, é de R$ 9 milhões.

No âmbito do Programa Córrego Limpo as instituições responsáveis são a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo. Importante ainda a participação da sociedade que através da educação ambiental auxilia na manutenção do córrego limpo.

 

marcador Relação de córregos despoluídos

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias