Início / Sistema Cantareira

Sistema Cantareira

O sistema Cantareira como um todo armazena aproximadamente 1,2 trilhão de litros de água, sendo 982 bilhões de litros acima do nível das comportas de transporte por gravidade (também conhecido como volume útil) e o restante abaixo das comportas, volume denominado “reserva técnica”.

Em condições normais este sistema é responsável pelo abastecimento de 9 milhões de habitantes e captação média de até 33 mil litros de água por segundo.

Como as simulações realizadas no verão de 2014 indicavam a perspectiva de esgotamento do volume útil do sistema Cantareira antes do início do período de chuvas seguinte, a Sabesp conseguiu autorização dos dois órgãos para utilizar parte da água da reserva técnica do sistema Cantareira – água que fica abaixo do nível de captação por gravidade.

Para viabilizar o uso desta reserva, a Sabesp teve que realizar a construção emergencial de barragens, canais, instalações de tubulações e conjunto de 17 bombas flutuantes.

Executadas em menos de dois meses, as intervenções tiveram custo de R$ 80 milhões e permitiram, em meados de maio de 2014, a captação da primeira cota da reserva técnica com 182,5 bilhões de litros. A segunda cota, com 105 bilhões de litros, começou a ser captada no final de outubro de 2014.

O bombeamento é feito para as represas Cachoeira e Paiva Castro, esta última na bacia do Alto Tietê, seguindo até a Estação de Tratamento de Água Guaraú, na zona norte da capital. Na estação, a água recebe tratamento dentro dos padrões de qualidade seguidos pela Sabesp.

A água distribuída à população respeita a portaria 2.914 do Ministério da Saúde e é analisada nos laboratórios da Sabesp, que seguem as normas NBR ISO/IEC 17025 e são certificados pelo Inmetro.

Vale ressaltar, ainda, que a reserva técnica possui a mesma água do atual volume útil do sistema. Por meio da chamada descarga de fundo, há décadas é liberada para os rios que seguem até a região Bragantina e de Campinas para ser utilizada para abastecimento público. Operação do Sistema Cantareira

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias