Marca

A marca da Sabesp foi criada em 1973, por Nabih Mitaini, que teve a ideia de se utilizar da forma e significado da antiga ânfora criada pelos egípcios. Segundo alguns historiadores, a civilização egípcia se utilizava de vasos de barro para o processo de aeração e decantação da água. Mais tarde, gregos e romanos também faziam uso das ânforas para armazenar água e outros líquidos.

Definido o conceito visual base, dentro do tema proposto, Mitaini introduziu elementos simbólicos: uma gota estilizada, que hoje vem revestida da ideia geral de saneamento, como elemento que concorresse para a concordância de linhas e arcos na organização da figura.

Partiu-se, ainda, para uma dinâmica de associação das iniciais do tema (s, b) na formação da marca com a finalidade de, plasticamente, alcançar a configuração destas iniciais somadas ao simbolismo (ânfora e gota).

O elemento gráfico superior à direita forma a letra “C” (Companhia). Há, ainda, a conotação gráfica de s - b (saneamento básico). E no rebatimento surge a letra “P” que somada ao “S” resulta em “SP” (São Paulo).

  

 Simbolos

Representação convencional de emblema, insígnia ou imagem que designa outro objeto ou qualidade, por ter com estes uma relação de semelhança.

O símbolo da Sabesp:

 

Marca Sabesp 

 

Logotipo

Consiste geralmente na estilização de uma letra ou na combinação de um grupo de letras com design característico, fixo e peculiar.

O logotipo da Sabesp deve ser grafado utilizando-se a fonte Folio Medium BT.

companhia de saneamento básico do estado de são paulo

  

Logotipo reduzido


Tipos de Marca

Uma marca pode ser: nominativa, figurativa, mista ou tridimensional.

No caso da Sabesp a marca tem característica mista, pois é constituída pela combinação de elementos nominativos (nome) com elementos figurativos (símbolo), e grafia estilizada.

 

 Sabesp Vertical

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Clubinho Sabesp

 

Simuldor de consumo