Início / Institucional / História

História

O resgate da história do saneamento paulista é uma das metas da Sabesp, uma empresa que tem, mesclada com sua própria trajetória, o processo de desenvolvimento da sociedade e de melhoria das condições de vida da população paulista. Essa possibilidade de resgate confere à empresa o papel de participante ativo na construção e na transformação da história do Estado de São Paulo e do Brasil.

Ao contrário do que aconteceu com outros setores vitais de concessões públicas ou de infraestrutura, como energia e telefonia, reunir e organizar o patrimônio histórico do setor de saneamento básico e ambiental, como o pertencente à Sabesp, nunca antes foi realizado.

Iniciativas anteriores de organização de documentos e preservação de edifícios foram ações pontuais, marcadas principalmente pelo empenho dos empregados e pessoas que de alguma forma estiveram envolvidas com as questões do setor. O próprio edifício da antiga Estação Elevatória de Esgotos da Ponte Pequena abrigou a então Sanexpo, uma exposição permanente dos objetos antigos ligados ao saneamento, recebendo visitação até meados de 1990 e é onde, até o momento, encontra-se o principal acervo documental histórico identificado na Sabesp.

A divulgação e disponibilização do acervo do Saneamento é, acima de tudo, uma ação de responsabilidade histórica e cultural, que contribui para a educação ambiental, em prol do uso responsável dos recursos naturais e da expansão do saneamento no mundo.

bullet Visite a página do projeto "Memória Sabesp"

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias