Início / Institucional

Institucional

A Sabesp é uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 363 municípios do Estado de São Paulo.

Desde 2002 a Sabesp possui ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo e Nova Iorque.

Em número de clientes, pode ser considerada como uma das maiores empresas de saneamento do mundo. São 27,7 milhões de pessoas atendidas, quase duas vezes a população da Bélgica.

Para oferecer serviços de qualidade, mantém uma gigantesca estrutura e nos últimos cinco anos investiu aproximadamente R$ 5 bilhões.

De 2009 a 2013 serão investidos R$ 8,6 bilhões para manter os índices alcançados, ampliar a coleta e tratamento de esgotos e oferecer:

marcador100% de água tratada
marcador 90% de esgotos coletados
marcador 88% de tratamento de esgotos

Novos rumos - Além dos serviços de saneamento básico no Estado de São Paulo, a Sabesp está habilitada a exercer atividades em outros Estados e países e atuar nos mercados de drenagem, serviços de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia.

A Sabesp também ampliou sua plataforma de soluções ambientais. Assim, grandes clientes podem se beneficiar dos seus conhecimentos e da tecnologia para uso racional da água, destinação adequada dos esgotos e preservação do meio ambiente.

 

Com o intuito de mostrar, de forma transparente, como a Sabesp está inserida no cenário nacional do setor de saneamento, a empresa apresenta, nesta área, dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O objetivo é demonstrar o desempenho e os resultados da companhia a partir dos indicadores de prestação dos serviços de água e esgotos. 

No espaço é possível encontrar a evolução da série histórica por município de dados referentes à operação de água e esgoto, à qualidade dos serviços e informações financeiras. Os cidadãos também têm acesso a indicadores de desempenho como número de ligações, perdas, coleta de esgotos, dentre outros. 

Outro destaque é a possibilidade de comparar os resultados da Sabesp com outras empresas estaduais de saneamento, desde 2011. Na mesma página é possível acessar também o relatório do diagnóstico produzido pelo Ministério das Cidades, glossário e conceitos adotados pelo Sistema Nacional de Informações. 

Vale destacar que as informações divulgadas neste sistema não correspondem, necessariamente, àquelas acordadas em contrato de programa dos municípios atendidos e, consequentemente, aos fornecidos à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). 

Também é possível consultar aqui a queda dos índices de mortalidade infantil nas cidades atendidas pela empresa, motivo de orgulho para a Sabesp, bem como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). 

CONFIRA OS DADOS

 
 
 

Sabesp e Companhia Estaduais

Dados de Mortalidade Infantil

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)

 

Para saber mais sobre o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), consulte: www.snis.gov.br

Agência de Notícias

Agência de Notícias