Início / Água / Distribuição de água / Hidrômetros individuais

Hidrômetros individuais

Uma das medidas para evitar o desperdício é a instalação dos hidrômetros individuais. A iniciativa não resolve o problema, mas é uma forma mais justa de utilização da água. Cada cliente paga somente pelo que consumiu,  além do que lhe cabe pelo uso comum.

A maior dificuldade encontrada para a medição individual é que, em prédios já construídos, a instalação dos hidrômetros não pode ser realizada devido aos altos custos necessários para a troca quase total das instalações hidráulicas internas, bem como um sistema de medição que exige um remodelamento técnico e administrativo do imóvel. Em edifícios novos, os hidrômetros individuais podem ser previstos no projeto arquitetônico.

Atualmente existe no mercado empresas e profissionais certificados que podem realizar o projeto de medição individualizada. Esta é a primeira iniciativa no Brasil de padronização e criação de regras específicas para a questão, com a participação dos setores de saneamento e construção civil.

A certificação de empresas permite ao condomínio total liberdade de escolha do prestador de serviços internos. A partir do momento em que essas instalações estiverem de acordo com o padrão Sabesp, a concessionária passa a emitir contas individuais por unidade, após assinatura de contrato entre as partes.

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias