Início / Esgoto / Água de reúso

Água de reúso

Adotada pelos mais avançados sistemas mundiais, a tecnologia de reúso está entre as mais eficientes iniciativas para o consumo sustentável da água, resultando em grande economia de água bruta que deixa de ser retirada dos mananciais e  maior disponibilidade de água tratada para o abastecimento da população.

A Sabesp iniciou de forma pioneira a prática de produção de água de reúso a partir de 1998, com a transformação da Estação de Tratamento de Esgotos convencional, ETE Jesus Netto, em uma estação para produção de água de reúso.

Atualmente são produzidos, em média, 502  litros de água por segundo  para fornecimento externo ou uso interno da Sabesp nas estações Jesus Netto, Barueri, Parque Novo Mundo, São Miguel e ABC, por meio do Aquapolo Ambiental. O empreendimento,  parceria da Sabesp com o setor privado, utiliza os esgotos tratados da estação de tratamento ABC e, após processo adicional, produz água de reúso customizada para utilização no Polo Petroquímico da Região do Grande ABC, transportada por uma rede de aproximadamente 17 km.

Água de reúso para indústrias


A Empresa possui 7,8 km de redes exclusivas para fornecimento de água de reúso. Adicionalmente, decorrente de uma parceria com o setor privado, foi construído o Aquapolo Ambiental, que utiliza os esgotos tratados da Estação de Tratamento de Esgotos ABC, da Sabesp, e após tratamento adicional produz água de reúso customizada para utilização no Polo Petroquímico da Região do Grande ABC, transportada por uma rede de aproximadamente 17 km.

Trata-se do maior empreendimento para a produção de água de reúso industrial na América do Sul e quinto maior do mundo e aproximadamente 1 bilhão de litros de água por mês são destinados ao Polo Petroquìmico de Capuava, na região do ABC Paulista.

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.