Início / Esgoto / Água de reúso

Água de reúso

Cuidar da expansão da estrutura operacional existente, assim como buscar novas fontes para ampliar a oferta de água.

A Sabesp desenvolve ações e tecnologias com vistas a ampliar o reúso de efluentes gerados a partir do tratamento de esgotos para fins industriais, refrigeração de equipamentos e outras aplicações não potáveis.

Nesta direção, uma das principais realizações da companhia foi a entrada em operação do Aquapolo Ambiental, uma parceria da Sabesp com a Foz do Brasil (Grupo Odebrecht), que formaram uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). O Aquapolo terá capacidade para fornecer até mil litros por segundo para o Polo Petroquímico de Capuava, no ABC paulista.

Aquapolo AmbientalCom o Aquapolo, a Sabesp ampliou em 13 vezes a sua produção de água de reúso. Hoje, é possível fornecer 395 milhões de litros de água por mês nas estações de tratamento de esgotos ABC, Barueri, Parque Novo Mundo, São Miguel Paulista e Jesus Neto.

Em 2012, a Empresa iniciou estudos de concepção para construir uma estação de tratamento de reúso na estação Parque Novo Mundo, com o objetivo de fornecer o produto a indústrias têxteis.